terça-feira, 15 de março de 2022

Secretário de Segurança Pública de Boituva visita programa Patrulha da Paz de Tatuí

A Prefeitura de Boituva pretende adotar o aplicativo “Botão do Pânico” para mulheres que estão com medidas protetivas no município.

Secretário de Segurança Pública de Boituva visita programa Patrulha da Paz de Tatuí
 
15/03/2022 |  O Secretário de Segurança Pública e Trânsito de Boituva, Luciano Alves, esteve na tarde desta segunda-feira (14), na sede da Guarda Civil Municipal de Tatuí para conhecer o programa “Patrulha da Paz” (Botão do Pânico). 

O diretor de Segurança Pública de Tatuí, Francisco Carlos Severino, que desenvolveu o projeto em 2017, apresentou todos os mecanismos de como funciona na prática o aplicativo, que hoje auxilia mais de 350 mulheres com medidas protetivas expedidas pela Justiça.

Atualmente, quatro viaturas da GCM são voltadas para o atendimento do “Patrulha da Paz”, das 7h à 1h da manhã, no sistema chamado “Romeu e Julieta” - dupla formada por uma GCM e um GCM treinados para a abordagem desse tipo de ocorrência.

O diretor de Segurança explicou como é realizado os trâmites cadastrais. “A GCM realiza o cadastro da vítima, em seguida instala o programa no celular da assistida e mostra como proceder em casos de urgência; depois realizamos os testes para confirmar o funcionamento e a partir daí ela entra no sistema”.

O programa acontece em parceria entre o Poder Judiciário, por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa, e Prefeitura, tendo como principal objetivo apoiar mulheres vítimas de violência doméstica, visando a redução dos índices de agressão e feminicídio. Além disso, conta com profissionais como assistente social e psicólogo.

Também participaram da reunião o comandante da GCM de Tatuí, Vanderlei dos Passos, e o subcomandante da GCM de Boituva, Ayr Paschoal Grillo.

Ao final do encontro, o diretor de Segurança Pública de Tatuí apresentou a estrutura da CGM da cidade e em seguida realizou uma simulação de como ocorre o acionamento do “Patrulha do Paz”.

Botão do Pânico em Boituva

A Prefeitura de Boituva pretende adotar o aplicativo “Botão do Pânico” para mulheres que estão com medidas protetivas no município. O trabalho deverá acontecer em uma parceria das secretarias de Segurança Pública e Trânsito e de Desenvolvimento Social, Cidadania e Inclusão, com suporte de programas sociais já existentes, como o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Lei Maria da Penha

A Lei (11.340/2006) Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006 e cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal.

Desde sua publicação, a lei é considerada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário