domingo, 13 de março de 2022

Festival lançará a “Rota Cervejeira de Sorocaba e Região”

Rota será composta por 23 pontos de visitação entre Sorocaba e cidades que compõe a Região Metropolitana, como Tatuí e Araçoiaba da Serra.

Por Michelle Alves, com edição do DT

Festival lançará a “Rota Cervejeira de Sorocaba e Região”

11/02/2022 |  A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Sorocaba, em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba e com o apoio do Arranjo Produtivo Local Cervejeiro e da Associação Cerveja Livre, lança o mapa da “Rota Cervejeira de Sorocaba e Região” no próximo dia 20, às 14h30, durante o Festival da Cerveja Artesanal de Sorocaba – St. Patrick’s Day, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

A ideia inicial da Rota Cervejeira surgiu em 2017, quando a Prefeitura de Sorocaba promoveu duas saídas experimentais, com visitas a quatro cervejarias da região: Bamberg, Burgman, Happy Brew e Hoffen, tendo como principal objetivo apresentar as cervejarias da região. Agora, o projeto foi retomado, dando-se uma nova perspectiva àquela ideia inicial.

Há algum tempo, a região de Sorocaba vem se destacando no setor, principalmente após ser reconhecida pelo Governo do Estado como Polo Cervejeiro e, em breve, será considerada referência regional, com a implantação da Rota Cervejeira.

“A formatação da rota está sendo desenvolvida com o objetivo de dar ainda mais visibilidade ao setor cervejeiro, bem como atrair mais turistas, fortalecendo o setor. Para tanto, os visitantes poderão conhecer o processo de fabricação e suas especificidades e apreciar as cervejas artesanais produzidas em Sorocaba e região”, diz o secretário da Sedettur, Robson Coivo.

Composta por 23 pontos de visitação entre Sorocaba e cidades que compõe a Região Metropolitana, como Araçoiaba da Serra e Tatuí, a Rota abarca diversas cervejarias, não apenas com visitação às suas fábricas, mas também aos brewpubs (estabelecimentos onde a cerveja é feita e consumida no mesmo local). Também participam da Rota cervejarias do estilo Tap Room/Bar, Tap House/Bar e Empório, que trabalham exclusivamente com cervejas especiais e artesanais. As Tap Houses são os bares com várias torneiras de chope artesanal e o Tap Room, comum em algumas cervejarias, é um ambiente onde estão engatadas as cervejas da casa para consumo.

“A Rota fomentará o desenvolvimento econômico do setor que inclui as cervejarias, os pontos de venda, os vendedores de insumos e outras empresas da cadeia produtiva cervejeira”, afirma Daniele Leite, chefe de Divisão de Fomento ao Turismo.

APL Cervejeiro

Sorocaba recebeu o reconhecimento de Arranjo Produtivo Local (APL), como um polo cervejeiro do Estado de São Paulo, com 24 microcervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na Região Metropolitana, por sua vez, são mais de 30, sendo uma categoria que vem se fortalecendo, cada vez mais, e tem movimentado uma cadeia produtiva que envolve indústria, serviços e comércio.

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, de ensino e de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário