quinta-feira, 31 de março de 2022

Câmara investiga supostas mensagens do vereador Cláudio Oklahoma contra mulher com conteúdo racista

"'Chita" e "carvão queimado". Vítima disse que registrou boletim de ocorrência sobre o caso, e o vereador Cláudio Oklahoma (PSL) nega que seja o autor das mensagens. Prints repercutiram nas redes sociais.

Por TV TEM, com edição do DT

Câmara de Tatuí apura se vereador se referiu à mulher negra como 'chita' e 'carvão queimado' em grupo de WhatsApp — Foto: Arquivo pessoal


30/03/2022  |  A Câmara Municipal de Tatuí (SP) anunciou que vai investigar as denúncias que acusam um vereador da cidade de se referir a uma mulher negra como "chita", "carvão queimado" e outras expressões racistas em um grupo de WhatsApp.

O caso ganhou repercussão nesta terça-feira (29) depois que prints foram divulgados nas redes sociais. O vereador Cláudio Oklahoma (PSL) nega que seja o autor das mensagens (leia mais abaixo).

Nos prints que circulam entre na internet, uma das mensagens diz que a mulher negra sobre quem os integrantes do grupo comentavam seria transferida para trabalhar em Quadra "porque é muito feia para ficar na agência de Tatuí. Só tem mulheres novas e bonitas. Dragão desgraçada, de feia".

Mensagens atribuídas a vereador de Tatuí repercutiram nas redes sociais — Foto: Arquivo pessoal


Nas mensagens atribuídas ao vereador, ele também supostamente se refere à mulher como "diabo", "vesga" e diz que "o filho é tão feio que acho que criaram a placenta e jogaram o feto fora".


Os prints também atribuem ao parlamentar mensagens de cunho sexual sobre a vítima, chamada de "neguinha" na conversa, e o envio da foto de uma banana com a legenda: "deixa a chita louca".

Mensagens racistas foram compartilhadas nas redes sociais em Tatuí — Foto: Arquivo pessoal


A vítima disse que registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) protocolou uma petição na Câmara Municipal para afastar o vereador por improbidade administrativa.

O documento também pede a abertura de uma sessão extraordinária para pedir a cassação do parlamentar, "por decorrência de ações racistas, sexistas e misóginas contra uma cidadã do município".

Repercussão

Coletivos antirracistas e feministas de Tatuí repudiaram a atitude atribuída ao vereador e divulgaram um abaixo-assinado nas redes sociais pedindo a cassação de Cláudio Oklahoma. O abaixo-assinado tinha quase 4 mil assinaturas até o início da tarde desta quarta-feira (30).

Em nota, a Câmara Municipal de Tatuí afirmou que todas as denúncias serão apuradas e que "não compactua com os atos supostamente cometidos por um membro do Poder Legislativo".

O presidente da Câmara, o vereador Antônio Marcos de Abreu (PSDB), disse que o caso "entristece, é lastimável e intolerável", e que não será omisso diante dos fatos.

Posicionamento do vereador

Depois da repercussão dos prints, o vereador Cláudio Oklahoma também publicou uma nota de posicionamento nas redes sociais.

O parlamentar disse que os prints divulgados são montagens para prejudicá-lo, "sem qualquer nexo e/ou verdade, produzidos por um desafeto que há tempos vem atacando eu e minha família, por razões políticas, principalmente por não ter cedido a pressões políticas para beneficiar – ilicitamente – tal pessoa".

De acordo com o vereador, ele já foi alvo de outros ataques na internet feitos pela mesma pessoa, que seria conhecida no meio político por criar "fake news" e teria confessado para um amigo que faria montagens de cunho racista para desmoralizar a imagem dele.

Cláudio disse ainda que é "contra qualquer discriminação" e que está à disposição para prestar esclarecimentos às autoridades.

"Até o momento, não recebi nenhuma comunicação oficial de nenhuma autoridade, que exija minha manifestação oficial, seja por mim, por minha assessoria ou por meu jurídico", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário