segunda-feira, 28 de março de 2022

Conservatório de Tatuí retoma Rodas de Choro na Praça da Matriz

Confira a programação de apresentações deste ano que tem início em abril e segue até dezembro

Conservatório de Tatuí retoma Rodas de Choro na Praça da Matriz


28/03/2022 |  O Conservatório de Tatuí, em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude do município, retoma as apresentações de Rodas de Choro na Praça da Matriz. A primeira apresentação está prevista para 5 de abril, a partir das 17h.

Os encontros são realizados ao ar livre e seguem todos os protocolos de distanciamento e higienização preconizados pelos órgãos de saúde para coibir a disseminação da Covid-19.

A programação prevista para este ano inclui 22 encontros que serão conduzidos por professores e alunos do Conservatório. A iniciativa busca reunir músicos e apreciadores deste gênero musical para tocar e trocar conhecimento.

Segundo o coordenador Técnico Artístico Pedagógico de Sopros e Madeiras do Conservatório de Tatuí, Jotagê Alves, a roda de choro, que tem como raiz a manifestação de música popular, costuma atrair músicos da região. “Muitos artistas vêm participar, quem quiser praticar ou participar basta levar o seu instrumento, entrar na roda e tocar. É um evento gratuito que reúne professores e alunos do Conservatório”, afirma Alves.

As Rodas são conduzidas pelos professores Alexandre Bauab Jr., Altino Toledo, Benedito de Paula, Marcelo Cândido e Rodrigo Moura, docentes dos cursos de Choro, e alunos(as) do Conservatório de Tatuí.

A agenda de rodas de choro deste ano prevê apresentações nos dias 5, 12 e 19 de abril; 3, 17 e 31 de maio; 7 e 14 de junho; 16, 23 e 30 de agosto; 6 e 13 de setembro; 4, 11, 18 e 25 de outubro; 1, 8 e 22 de novembro; 13 e 20 de dezembro. As datas podem sofrer alterações e, se necessário, serão previamente informadas. As rodas de choro são gratuitas e realizadas às 17h, na Praça da Matriz, em Tatuí.

Rodas de Choro

Desde sua implantação, o Curso de Choro do Conservatório de Tatuí, de modo extracurricular, vem promovendo Rodas de Choro como uma modalidade de ensino informal e de integração social e musical. As realizações desses eventos sempre se depararam com frequentes dificuldades e contratempos, ligados principalmente à obtenção de espaços para sua realização e suporte. Em 2021, o Conservatório de Tatuí abraçou essa causa ao apoiar e tomar para si a responsabilidade das soluções e providências necessárias à continuidade das apresentações. Criou-se o “Choro na Praça”, projeto pioneiro que veio sanar todo esses obstáculos e contribuir para a democratização do gênero musical. Tendo como “local base” a Praça da Matriz de Tatuí, o “Choro na Praça” popularizou as Rodas de Choro, antes realizadas em ambientes privados, e, assim, viabilizou o aumento de público e participação dos alunos do Conservatório e de músicos de Tatuí e também da região como Piracicaba, Laranjal Paulista, Sorocaba.

O projeto mostrou-se forte e um propagador potencial do gênero e, consequentemente, desta estratégia de aprendizagem que reúne músicos e espectadores. O professor de Violão da Área de Choro e Coordenador do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí Alexandre Bauab Júnior prevê crescimento de 65% quanto à presença de alunos/músicos nos eventos, considerando que em 2021 mais de 95% dos estudantes do Conservatório não residiam em Tatuí, e, dessa forma, puderam optar pelo ensino online.

“O Conservatório de Tatuí demonstra saber que a escola não é o único e exclusivo local onde se desenvolve uma prática educativa. A escola que se considera o único veículo de educação ignora a vivência cultural de uma comunidade. Choro na Praça é um projeto aberto a toda população, é música na praça, é a escola na praça”, avalia Alexandre Bauab Júnior.

SERVIÇO
Rodas de Choro do Conservatório de Tatuí
Professores responsáveis: Alexandre Bauab Jr., Altino Toledo, Benedito de Paula, Marcelo Cândido e Rodrigo Moura

Data das apresentações:
- Abril: 5, 12 e 19
- Maio: 3, 17 e 31
- Junho: 7 e 14
- Agosto: 16, 23 e 30
- Setembro: 6 e 13
- Outubro: 4, 11, 18 e 25
- Dezembro: 13 e 20

Horário: 17h
Local: Praça da Matriz de Tatuí
Evento gratuito

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: Fundação CSN
Patrocinadores Prata: VISA, Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International


Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado de São Paulo, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário