quarta-feira, 23 de março de 2022

Escola Gualter Nunes inaugura escultura "O Enfermeiro" na sexta-feira

Obra do escultor Cláudio Camargo ficará exposta no interior da escola, no prédio da Fundação Manoel Guedes, em homenagem aos profissionais da Saúde que estiveram à frente no combate à pandemia de covid-19.

Escola Gualter Nunes inaugura escultura "O Enfermeiro"


23/03/2022 |  A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, inaugurará nesta sexta-feira (25/03), às 10h, o monumento “Enfermeiro”, criado e produzido pelo artista plástico Cláudio Camargo, em homenagem aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. A escultura estará situada na Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes”, da Fundação Educacional “Manoel Guedes”.

Com 1,5 metros de altura, a obra confeccionada em gesso pelo artista, foi doada ao município para a escolha de sua localização. “A obra foi produzida para ficar exposta em área interna, com a intenção de agradar e trazer um pouco de felicidade a estes profissionais que são nossos heróis guiados por mãos divinas”, comentou Cláudio.

O espaço cultural do artista plástico, intitulado “Claudio Esculturas”, tem grande importância para Tatuí, pois no local foram esculpidos outros monumentos de personalidades da música local, como: “O Maestro”, "Bimbo Azevedo", "João Baptista Del Fiol", "Nacif Farah" e os "Seresteiros", que é composto por sete seresteiros da Capital da Música.

“Claudio Esculturas”, situado no Bairro dos Mirandas, foi um dos habilitados pelo Edital de Cultura 01/2020 – Chamamento Público para Espaços Culturais e recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Decreto Municipal nº 20.657 de 16 de julho de 2020.

Sobre o artista – Cláudio Camargo nasceu em Tatuí no dia 14 de julho de 1957. Foi aluno do professor espanhol Rafael Juarez Sangrador e teve aulas com os artistas Sara Goldman, Célia Marcassa e Walter Miranda.

Diretor e fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart), Cláudio atuou por 13 anos em pintura “óleo sobre tela”, com exposições individuais e coletivas, e há 9 anos atua como escultor, prestando serviços para várias cidades, como Itapetininga e Capela do Alto.

Na área de “óleo sobre tela”, pintou e desenvolveu muitas obras. Fez trabalho de “pintura de mural” no Lar São Vicente de Paula e foi o primeiro artista a expor suas obras na Câmara Municipal de Tatuí, a convite da administração, para incentivar o turismo na cidade. Produziu um quadro do piloto Ayrton Senna da Silva para o Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam).

Sua primeira obra como escultor foi a confecção do busto do professor Chico Pereira, para o Lar São Vicente de Paulo, de Tatuí. Com o reconhecimento dessa obra, veio a primeira grande oportunidade: foi convidado para participar do projeto “Praças em Tatuí”, que consistia na confecção de 11 esculturas, em tamanho natural, que foram instaladas nas praças centrais da cidade. As esculturas são: “O Maestro”, na Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo; “Bimbo Azevedo”, na Praça da Matriz, em frente à Rua Aureliano de Camargo, "João Del Fiol", também na Praça da Matriz, de frente para a Rua XI de Agosto; “Nacif Farah”, na Praça Paulo Setúbal, de frente para a Escola Barão de Suruí; e o monumento “Os Seresteiros”, composto por esculturas dos seresteiros Noel Rudi, Francisco José Fiuza, Ditinho Rolim, Joãozinho do Irineu, Osmil Martins e Raul Martins e o ex-prefeito de Tatuí, Paulinho Ribeiro, aficionado pela seresta.

Confeccionou o busto do fundador do Lar Donato Flores, a pedido do diretor da instituição. Para a Prefeitura de Capela do Alto, criou a escultura “O Monge” e outras cinco, de personalidades históricas da cidade, que ainda estão sendo finalizadas.

Em Itapetininga, confeccionou a escultura da primeira aviadora do Brasil, Anésia Pinheiro Machado. Em 2016, fez o monumento de "São Roque", padroeiro de Boituva, a pedido da Igreja Católica daquela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário