sexta-feira, 25 de março de 2022

Secretaria de Saúde retoma, presencialmente, o programa Hiperdia

Objetivo do programa é cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida a eles.

Secretaria de Saúde retoma, presencialmente, o programa Hiperdia


25/03/2022 |  A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou, presencialmente, em seis Unidades Básicas de Saúde, as atividades do programa “Hiperdia”, destinado a pessoas portadoras de hipertensão e diabetes.

“Infelizmente, por conta da pandemia da Covid-19, e seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, a maioria dos pacientes crônicos teve seu acompanhamento interrompido”, explica a diretora de Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde, Marília Bernardo. Segundo ela, o isolamento social ocasionou um acréscimo importante ao sedentarismo, à alimentação inadequada e à obesidade, o que gerou um aumento dos níveis da pressão arterial e da glicemia, sem falar nas consequências no âmbito da saúde mental.

Agora, com o número de casos positivos da Covid-19 já controlados, os acompanhamentos dos pacientes que participam do “Hiperdia” estão sendo realizados na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Santa Rita de Cássia, na ESF “Dr. Alceu Machado Filho”, da Vila São Cristóvão, na ESF do Jardim Tóquio, na ESF “Othoniel Cerqueira Luz”, do CDHU, na UBS do Valinho e na ESF “Dr. Medardo Costa Neves”, do Jardim Rosa Garcia.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no dia 4 de abril, será reativado o Programa na UBS “Enfermeiro Antônio Rodrigues”, para a Vila Esperança, com atividades todas as segundas-feiras, às 9h30, na quadra do COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade, situado ao lado da UBS.

O paciente hipertenso ou diabético interessado em participar do programa “Hiperdia” deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Sobre o “Hiperdia” – O objetivo do Programa “Hiperdia” é cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos do município, a fim de fazer um controle das doenças por meio de cuidado especial e garantir uma melhor qualidade de vida a eles.

Os pacientes são cadastrados no Programa (em sua Unidade de Saúde de origem) e passam a ser acompanhados com atendimento médico individual e de enfermeiro, recebendo orientações sobre o uso correto das medicações; participam de grupos educativos multiprofissionais, com aferição da pressão arterial e da glicemia capilar; recebem atendimento com nutricionista, com o intuito de manterem uma alimentação saudável; e praticam atividades regularmente com uma educadora física. Tudo isso, de acordo com a necessidade individual de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário