segunda-feira, 21 de março de 2022

Falece José Maria de Camargo Barros

Conselho Regional de Educação Física emite nota de pesar



21/03/2022 |  É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros aos 79 anos. Figura emblemática, contribuiu imensamente para a regulamentação da profissão da Educação Física em São Paulo e atuou como conselheiro do CREF4/SP, ocupando espaços de destaque na diretoria.

Formou-se em Educação Física no ano de 1973 pela Faculdade de Educação Física de Tatuí (SP), sua cidade natal. O professor José Maria dedicou-se ao magistério ao longo da vida desde o momento da sua graduação, tendo passagens notórias por diversas universidades.

Tornou-se Mestre em Administração de Sistemas Educacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e conquistou o título de Dr. nos EUA, finalizando sua passagem em solo norte-americano em 1983, ano em que retornou ao Brasil com três filhos.

Muitas instituições e pessoas deram importantes contribuições para a criação do CREF4/SP e o Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros foi uma delas, sendo peça importante para regulamentar a profissão no Estado de São Paulo.

A Resolução nº06/1999, do CONFEF, orientava a mobilização para o registro de Profissionais, também prevendo a designação de representantes (mobilizadores) para participarem da campanha e, inclusive, recolherem as propostas de registros e as encaminharem.

Ele realizou a mobilização na região de Rio Claro (SP). Tal atividade incluiu a proposta de um “Encontro Regional sobre a Regulamentação dos Profissionais de Educação Física”, que seria realizado em 26/06/1999. O folder sobre o evento esclareceu, também, como poderia ser feito o registro profissional no CONFEF.

Vários professores do Departamento de Educação Física, egressos dos Cursos de Educação Física da UNESP Rio Claro e outros Profissionais de Educação Física da região fizeram seus registros motivados pela mobilização do Prof. José Maria de Camargo Barros. Entre eles, o atual presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Junior (CREF 000200-G/SP), que foi seu aluno durante a graduação em Educação Física na UNESP Rio Claro.

Para o Prof. Dr. José Maria, o registro profissional deve ser buscado por todos aqueles que, por vocação e interesse, se graduaram em Educação Física se preparando arduamente para, de forma competente, atender às necessidades da sociedade em relação às atividades corporais e esportivas.

“Hoje, com a profissão reconhecida e valorizada, a luta deve continuar. A sociedade precisa de nossos serviços, que devem ser de qualidade e com muito zelo. Esta nova luta inclui o cuidado de cada um com sua qualificação, com a administração democrática, com o aprimoramento e organização da nossa querida profissão. Vamos em frente, temos muito a realizar” — Prof. José Maria de Camargo Barros (CREF 000029-G/SP).

Neste momento de dor, comoção e luto, a Diretoria, Conselheiros e Delegados do CREF4/SP decretam luto de três dias e se unem aos familiares e amigos, manifestando os mais profundos sentimentos e desejando o conforto necessário por essa irreparável perda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário