quarta-feira, 18 de maio de 2016

Tatuí divulga a programação da Semana do Meio Ambiente 2016

Prefeitura de Tatuí – Evandro Ananias
Agenda terá palestras, oficinas de poda, plantio e inauguração do Viveiro de Mudas Municipal

Tatuí acaba de divulgar a programação para a Semana do Meio Ambiente 2016. A agenda inclui atividades educativas, culturais e recreativas, que acontecerão entre os dias 30 de maio e 5 de junho. A organização é da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, através do Departamento do Meio Ambiente.

A abertura oficial da semana acontece na segunda-feira, 30, às 9h, com uma visita técnica à Usina de Resíduos de Construção Civil no Jardim Gramado, com a supervisão do Engenheiro Agrônomo, José Vicente Alamino. 

Já na terça-feira, 31, às 9h, acontece no auditório do CEU das Artes uma palestra ministrada pelo Especialista em Direito Ambiental, José Valverde Machado, com o tema “Politica Nacional de Resíduos Sólidos: seus regramentos e diretrizes para o Ente Municipal”. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. os interessados devem realizar sua inscrição ate o dia 20 de maio pelo e-mail educambiental@tatui.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-8611.

Na quinta-feira, 2, às 8h, acontece no Teatro Municipal de Cerquilho, o 2º Curso Intermunicipal de Poda de Árvores – Parte Teórica, ministrado pela engenheira ambiental Marceli Lazari, com a presença da engenheira agrônoma do Instituto de Pesquisa e Tecnologia, Giuliana Del Nero Velasco e Luiz Gustavo Ripani, da Fundação Coge – Comitê de Gestão Empresarial. Na sexta-feira, 3, acontece também a partir das 8h, desta vez em Tatuí, nas praças do Junqueira e do Andrea Ville, a segunda etapa do curso. 

No domingo, 5, o setor de áreas verdes realizará a partir das 9h, na Área de Preservação Permanente do Jardim Alvorada, um passeio ciclístico, seguido de plantio de mudas nativas com a participação dos alunos da ETEC “Salles Gomes”.

O diretor do Meio Ambiente, Eduardo Rodrigues, lembra que a diversidade da programação em Tatuí tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar e preservar o meio ambiente. “Contamos com a presença de todos durante essa semana, temos uma programação voltada para toda a população, com o objetivo de incentivar o uso consciente dos recursos naturais e a importância de cuidar do meio ambiente de forma responsável”, explicou

Ainda dentro da programação, acontece no dia 10 de junho, a partir das 9h, a inauguração do Viveiro de Mudas Municipal, que fica na sede da própria Secretaria de infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura. O espaço conta com duas áreas de produção em um total de 400 metros quadrados. No local são cultivadas mudas nativas e espécies indicadas para arborização urbana. A ação tem objetivo de recuperação de áreas degradadas e a doação para munícipes que interesse de fazer plantio das mudas.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi escolhida pela assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em homenagem ao dia da abertura da Conferencia Mundial Sobre Meio Ambiente, que aconteceu justamente neste dia em Estocolmo, na Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário