quinta-feira, 12 de maio de 2016

Duo Heimann-Braga faz lançamento de CD no Conservatório de Tatuí

Recital ‘Miniaturas, Serestas e Outras Imagens do Brasil’ terá entrada franca, dia 1º



O duo Heimann-Braga, formado pela pianista Míriam Braga e pelo saxofonista Erik Heimann Pais, faz lançamento do CD “Miniaturas, Serestas e Outras Imagens do Brasil” no Conservatório de Tatuí. O recital, que terá entrada franca, será no próximo dia 1º de junho (quarta-feira), às 20h, no teatro Procópio Ferreira, à rua São Bento, 415.

O CD tem patrocínio do Proac (Programa de Ação Cultural) por meio de edital de apoio a projetos de gravação de disco inédito e circulação de espetáculos de música erudita no Estado de São Paulo. O projeto traz versões originais para saxofone e piano de sete compositores brasileiros que nunca foram antes gravadas com esta formação. Em quase uma hora de música, o CD registra as obras “Três Miniaturas” e “Seresta nº 1”, de Liduíno Pitombeira; “Seresta” e “IV Miniaturas”, de Antonio Ribeiro; “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de Edmundo Villani-Côrtes; “Brasiliana – para Saxofone Tenor e Piano”, de Edino Krieger; “Imagens do Brasil”, de Renato Goulart; “Nocturno”, de Oscar Lorenzo Fernandez; e “Xaxando no Cerrado”, de Fernando Morais.

O projeto, iniciado no final do ano passado, percorreu cinco diferentes cidades do Estado de São Paulo, com concertos didáticos para crianças da rede pública de educação fundamental e recitais, com o mesmo repertório do CD.

Este é o primeiro registro fonográfico do duo Braga-Heimann, que estreou no ano de 2007 com recitais no Museu da Imagem e do Som em São Paulo. Os músicos dedicam-se atualmente com exclusividade ao repertório erudito para saxofone e piano de compositores brasileiros e vem se apresentado em diversos estados como São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Piauí e Rio Grande do Norte e internacionalmente em Montevidéu (Uruguai) e Celles-Sur-Belles (França).

O duo também tem participado frequentemente de festivais internacionais de saxofonistas representando o repertório brasileiro de câmara para esta formação, demonstrando preocupação não só no resgate de repertório pouco conhecido do público, como pela manutenção da interpretação e divulgação de repertório consagrado, assim como também pelo estímulo à composição de novas obras por compositores contemporâneos.


Os músicos

Erik Heimann Pais aperfeiçoou-se sob a orientação de Dale Underwood (EUA) e recebeu em 2003 o título “Licentiate in Saxophone Performance” pelo “Trinity College London”. Atualmente é mestrando na Universidade de Campinas desenvolvendo pesquisa sobre O Panorama Fonográfico do Saxofone no Brasil. Foi premiado em vários concursos nacionais, e atua como músico e solista em bandas sinfônicas desde 1997, tendo tido a oportunidade de trabalhar sob a regência de maestros nacionais e internacionais. Como saxofonista da Orquestra de Sopros Brasileira gravou 09 Cd’s e 1 DVD neste último como solista. Organizou junto a Marcos Pedroso o I, II, III, IV e V Encontro Internacional de Saxofonistas que ocorrem desde 2004, no Conservatório de Tatuí onde também foi docente do curso de saxofone erudito, e Coordenador da Área de Sopros. Desde 2006 atua como consultor para a Yamaha Musical do Brasil onde atualmente integra o projeto Sopro Novo Bandas, pelo qual já percorreu onze Estados brasileiros, realizando workshops e recitais. Em 2013 foi artista convidado do I Congresso da Associação Latino Americana de Saxofonistas em San José Costa Rica onde foi eleito integrante do primeiro comitê da organização. Em 2014 recebeu o titulo de Comendador da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes. É clinician de saxofone da Yamaha Musical do Brasil e ocupa, desde março de 2008, o cargo de Assessor Artístico do Conservatório de Tatuí.

Miriam Braga Mestre em Música pela UFRJ e Bacharel em Piano pelas Faculdades São Judas. Seus mestres foram H. Alimonda, Pires de Campos, Amaral Vieira, H. Magalhães, J.Klein, M. Tagliaferro, I. Bernette, A. Cohen, B.Flavigny e C.Dobler; E. Ericsson, M. Baret ; J. Ogg e F. Mechetti . Destaca-se sua atuação como solista sob a regência de E.de Carvalho, E. Aguiar, B. Juarez, Garcia Mareco, H.Gregori, E. Beltrami, T. O’neall, D. Sotelo, F.Gimenez, A. Bocchino, G. Bustos.Tem em sua discografia uma série de CDs dedicados à música brasileira, citando: Meridian Records (Inglaterra), pela qual gravou Villa-Lobos numa coleção em três volumes, com a obra integral para violoncelo e piano assim como os três trios para piano e cordas, lançados com grande sucesso de crítica e público no Wigmore Hall em Londres; a Brasiliana nº 11 de Radamés Gnattalli sob a regência de Alceo Bocchino; as Sinfonias I e IV do compositor paraguaio Florentin Gimenez para piano e orquestra. Seus concertos incluem América Latina, Estados Unidos e Europa. Tem atuado como pianista residente em festivais Internacionais (cordas, madeiras de orquestra, metais, piano, canto de câmara…) No Conservatório de Tatuí é coordenadora da Área de Música de Câmara e docente da Área de Piano e de Música de Câmara. Atua também como Clinician e Pianista exclusiva no projeto “Sopro Novo Bandas”, da Yamaha Musical do Brasil.Em 2015 recebeu da Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino o “Mérito Cultural Carlos Gomes” no grau de Comendador.

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Recital de Saxofone e Piano
CD ‘Miniaturas, Serestas e outras Imagens do Brasil’
Duo Heimann-Braga – Míriam Braga, piano; Erik Heimann Pais, saxofone
Quando: Quarta-feira, 1º de Junho de 2016
Horário: 20h00
Onde: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
ProAC – Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário