sexta-feira, 13 de maio de 2016

CEU das Artes de Tatuí completa um ano avaliado entre os 10 melhores do país

Projeto do Governo Federal teve investimento de R$ 2 milhões em parceria com a Prefeitura.

Festa de aniversário será no domingo com diversas atividades especiais a partir das 14h

O CEU das Artes de Tatuí está entre os 10 melhores do país. A avaliação é de Hingridy Fassarella Caliari, que é consultora da Unesco e atua junto ao Ministério da Cultura e monitora os 70 Centros de Artes e Esportes Unificados espalhados por todo país. Ela esteve no município na semana passada e ficou impressionada com a quantidade de atividades gratuitas oferecidas à população e o número de pessoas que utilizam a estrutura. 

Durante sete dias, Hingridy levantou dados e entrevistou usuários. Esse trabalho será publicado em uma revista que apresentará modelos e referências para o bom funcionamento dos CEUs, já que 357 unidades estão em construção. A ideia é compartilhar experiências positivas e boas práticas que sirvam para orientar a gestão dos centros, já que alguns têm dificuldades na promoção de atrações e não conseguem mobilizar público. “Fiquei surpreendida com o que vi. São muitas atrações e muita participação popular. A cidade conhece e reconhece o trabalho do CEU ‘Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires’”, explicou. 

O complexo oferece diariamente, das 7h às 22h, uma enorme gama de atividades como aulas de zumba, ginástica, boxe, basquete, além de cursos de teatro e de desenho. O espaço contempla biblioteca, teatro, quadra poliesportiva, pista de skate, salas multiuso, pista de caminhada, além de uma unidade do CRAS (Centro de Referência à Assistência Social), que atende 5 mil famílias de 17 bairros

Atualmente, passam pelo CEU cerca de 400 pessoas por dia, 12 mil por mês. Muitos frequentadores vêm inclusive de bairros mais distantes. O Jardim Santa Rita é o que mais tem registrado participação, com cerca de 40% dos usuários atuais. 

A avaliação de projeção nacional chega justamente no momento em que o CEU de Tatuí completa um ano de existência. A comemoração acontecerá com um dia antecedência, no próximo domingo, 15, quando uma vasta programação será realizada a partir das 14h. Entre as atrações estão apresentações de violão, coral, capoeira, jazz e street dance, música por conta da Banda DFF, Will Priori e DJ Fantoxi, além de contação de história, campeonato de futebol, de vídeo game e grafite. 

A coordenadora do Centro, Priscila Simões, destaca a transformação que a unidade oferece às pessoas. “O maior presente é sentir os frutos dessa mudança social na nossa comunidade, que passa a sentir a presença do esporte e da cultura em suas vidas. Os cidadãos ganham novos conhecimentos e passam a vislumbrar um mundo melhor. O CEU funciona como ponto de convergência para as famílias e isso é muito gratificante”, comenta.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou que o CEU é o maior investimento esportivo e cultural da história da cidade, com investimentos de R$ 2 milhões através de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. “É uma das mais importantes realizações do nosso governo. Transformamos um pedaço de terra e de mato, abandonado, em um espaço de cultura, esporte e lazer para nossos jovens. Nada mais justo que parabenizar essa equipe jovem e dinâmica que tornaram esse espaço vivo, sempre de braços abertos a receber a comunidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário