segunda-feira, 30 de maio de 2016

Coluna do Cobat - Conselho de Bairros de Tatuí


CONSELHO DE BAIRROS DE TATUI - COBAT
UTILIDADE PUBLICA DESDE 2004
CNPJ/MF No 00.430.214/0001-06.

ANTÔNIO DE PÁDUA OLIVEIRA

No início de setembro de 2015, a diretoria do Conselho de Bairros de Tatuí – COBAT foi procurada por cidadãos preocupados com a situação de abandono pela qual a nossa cidade vinha passando na época e infelizmente continua até os momentos atuais. 

Naquela ocasião, foram mencionadas as nossas praças em petição de miséria, avenidas e pequenos canteiros invadidos por comerciantes, várias obras estruturais paradas, saúde cambaleando, vagas de estacionamento e atendimento preferencial ao idoso praticamente inertes, fiscalização municipal nenhuma. Em atenção aos mesmos, o COBAT redigiu um ofício que recebeu o número 296/15, datado de 17/09/2015, que foi protocolado na Prefeitura Municipal. A diretoria do COBAT decidiu cobrar melhorias partindo da Praça Paulo Setúbal, uma praça muito visitada pois a margeá-la possui duas escolas de grande porte e renome, além do imóvel onde antes funcionou a Escola Modelo, frequentada por este que a esta subscreve na década de 1940, além de grande comércio na extremidade oposta. 

Defronte à Escola João Florêncio foi construída na década de 1990, pelo então prefeito Wanderley Bocchi, em homenagem aos 20 pracinhas tatuianos que lutaram na 2ª grande guerra, um obelisco como reconhecimento pela coragem e bravura desses homens que estiveram nos campos da Itália defendendo os ideais da tão cantada democracia. Uma simples mas valiosa homenagem aos tatuianos que estiveram em campos distantes defendendo um ideal, qual seja a liberdade. Infelizmente esse monumento está se deteriorando devido às intempéries, este descaso, esta falta de atenção por parte dos responsáveis municipais nada mais é senão uma afronta, um pouco caso aos familiares daqueles heróis que deixaram casa e família e se aventuram por terras estranhas no intuito de defender um bem comum. Tivemos uma “Maria Fumaça”, um “Bonde”, um veiculo “RUGBY 1924”, uma corporação do Tiro de Guerra conhecida por TG 271 e muitos outros órgãos como IML, SVO, Delegacia de Ensino, que desapareceram de Tatuí como num passe de mágica. Atualmente, nossas praças, calçadas e ruas estão em completo abandono, apesar de termos conhecimento que o zelo das calçadas cabe aos proprietários. Praças e ruas invadidas quando não abandonadas. 

Praças tombadas pelo patrimônio público sendo transformadas em centros comerciais com a construção de barracas, praças com bancas de churrasco, materiais de couro, suco, artesanatos, enfim quem pode mais chora menos e quem quer faz, não há preocupação com a fiscalização municipal, hoje inerte. Só nos resta clamar aos céus e clamar: “Quem poderá nos salvar? O Chapolim colorado ??????

C:\backup\Pictures\barao placa.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário