quarta-feira, 7 de maio de 2014

Orquestra de Cordas Infantojuvenil apresenta concerto “Música que Aquece”, dia 11

Apresentação especial integra Campanha do Agasalho 2014; ingressos podem ser trocados por agasalhos em bom estado
A Orquestra de Cordas Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí apresenta concerto especial no próximo dia 11 de maio, domingo de Dia das Mães. A apresentação será realizada no Teatro Procópio Ferreira, a partir das 11h.

Os ingressos serão trocados por agasalhos em bom estado. A troca ocorrerá na bilheteria do teatro Procópio Ferreira, de terça a sexta, das 17h às 19h, ou nos dias de eventos a partir das 18h. Toda a arrecadação será revertida à Campanha do Agasalho. O concerto, denominado “Música que Aquece”, é uma realização do Conservatório de Tatuí em parceria com a CCRSPVias em prol à campanha, realizada em todo o Estado de São Paulo.

No programa do concerto constam obras de Keiko Yamada (Sakura Sakura), H. Isaak (Meditação), obra arranjada por Richard Meyer (Beethoven, INC.) e duas peças de Rafael dos Santos: Três Pequenas Cantigas e Três Canções Folclóricas Brasileiras.

A Orquestra de Cordas Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí conta com, em média, 50 integrantes. São alunos a partir dos 12 anos de idade que frequentam os cursos de instrumentos da área de cordas do Conservatório de Tatuí, do 4º ao 6º semestres. A participação na Orquestra de Cordas Infantojuvenil é uma disciplina obrigatória a todos os alunos da área de cordas. Os ensaios ocorrem duas por semana, com duas horas de duração. A participação na orquestra é parte da formação e profissionalização dos instrumentistas de cordas. Ao integrar o grupo, os alunos começam a adquirir experiência para seu futuro musical. 

Nos últimos anos, a Orquestra de Cordas Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí tem participado de importantes eventos. Além das apresentações pedagógicas, que ocorrem a cada bimestre na instituição, o grupo faz apresentações externas. Entre as mais importantes está o concerto apresentado no IV Encontro Internacional de Cordas do Conservatório de Tatuí (2011). Nos concertos realizados, é importante destacar que o grupo recebe solistas, aumentando a integração entre os diferentes instrumentos, como trompa, violão e harpa entre outros; e incrementando a experiência dos integrantes.
Dando ênfase ao aprendizado dos alunos-instrumentistas, o grupo trabalha repertório focado em métodos de formação de orquestra de câmara, além de repertório de diferentes períodos, desde a Renascença até obras contemporâneas e música brasileira.

SERVIÇO
Orquestra de Cordas Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí
Concerto beneficente: “Música que Aquece”
Campanha do Agasalho 2014
Eduardo Augusto, regente
Daniel Lazala, piano
Domingo . 11.Maio . 11h00
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Ingressos: 1 agasalho em bom estado

MAIS
Eduardo Augusto, regente
Bacharel em violino pela Unesp, onde recebeu orientação do professor Luiz Amato. É formado em violino no Conservatório de Tatuí (SP), onde iniciou seus estudos aos 11 anos de idade e recebeu orientação dos professores Wanderley Pizzigatti e Pedro Delarole. Recebeu também orientação dos professores Paulo Bosísio, Elisa Fukuda e Betina Stegmann.

Participou do 1° e 3° Encontro Internacional de Cordas no Conservatório de Tatuí e do 14° e 15° Festival de Juiz de Fora na classe do prof. Paulo Bosísio. Participou de masterclass com os professores Regis Pesquier (França), Emmanuele Baldini (Itália), Cláudio Cruz (Brasil), Ole Bohn (Nuruega), Daniel Guedes (Brasil) e David Pokorny (República Checa).
Foi premiado no Concurso Jovem Solista 2007 de Guarulhos, onde participou como solista na Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos, onde também atuou como spalla em 2007 e 2008.
Integrou a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (2003-2006), Orquestra Sinfônica Paulista (2004-2005), convidado da Orquestra Experimental de Repertório (2006) e Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos (2006-2008). Como músico convidado, participou de diversas orquestras como Orquestra de Câmara da USP, UNESP, Unicamp, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e Orquestra Sinfônica de Rio Claro.

Foi professor de violino no Projeto Música e Cidadania em 2008 no município de Atibaia; no Projeto A Corda Toda - curso de extensão em violino da UNESP; na ASSATEMEC (Associação dos Amigos do Teatro e Escola de Música Eleazar de Carvalho) em Itu; e professor de violino e conjunto de cordas no Guri Santa Marcelina.

Atualmente orienta as Orquestras de Cordas Infantil e Infanto-Juvenil do Conservatório de Tatuí. Também é violinista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, onde também ocupa o cargo de concertino. É, ainda, violinista da Orquestra Filarmônica de São Carlos e 1° violino do SP3 Strings Quartet, além de ocupar o cargo de diretor artístico da Associação de Músicos, Luthiers e Atores de Tatuí.

Daniel Lazala, regente assistente e pianista correpetidor
Nascido em Bogotá (Colômbia), é educador musical e pianista formado no Conservatório de Tatuí, sob orientação da professora Míriam Braga. Atua como pianista correpetidor na área de cordas do Conservatório de Tatuí desde 1995. Tem desenvolvido trabalho de pesquisa de repertório de música de câmara e orquestra de cordas, especialmente para as Orquestras Infantil e Infanto-Juvenil do Conservatório de Tatuí. É especializado no Método Kodaly pela Unesp e Sociedade Kodaly do Brasil.
Além de atuar como regente assistente e pianista correpetidor nas Orquestras Infantil e Infanto-Juvenil do Conservatório de Tatuí, é tutor virtual do curso de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos. É, ainda, professor de teoria e piano da Oficina de Artes da Prefeitura de Boituva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário