sábado, 24 de maio de 2014

Estela Manfrinato apresenta espetáculo “O Povo Brasileiro”, dia 2

Estela Manfrinato, aluna do curso de canto popular do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo – faz no dia 2 junho (segunda-feira) show especial de conclusão de curso. A formanda apresenta o espetáculo “O Povo Brasileiro” a partir das 19h, no Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415. A entrada é gratuita.

“O Povo Brasileiro” tem concepção de Estela Manfrinato, cantora da noite. A direção artística é da professora Andrea dos Guimarães e a coordenação, de Érica Masson. O espetáculo terá participações especiais dos músicos Eduardo Brasil (contrabaixo), Fábio Leal (viola caipira), Otiniel Aleixo (violão e arranjos), Júlio Moura, Roberta Zerbini e André Segolin (voz) e do Grupo de Percussão Popular do Conservatório de Tatuí, coordenado por Betinho Sodré.

O repertório inclui músicas como “Chegança” (de Antônio Nobrega e Wilson Freire), “Sem Razão” (de Fernando Farinha e Alberto Correia), “Canto de Xangô” (de Baden Powell e Vinícius de Moraes), “Ganga Zumbi” (de Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro), “Juparanã” (Joyce e Paulo César Pinheiro), “Silêncio de Iara” (Guinga e Luis Felipe Gama), “Quero Quero” (Guilherme Rondon e Paulo Simões), “Seca” (Djavan), entre outras. O show inclui também jongos de Carla Gomes (“Peço Licença”), Mestre Tio Juquinha de Barra do Piraí (“Azul na Beiradinha”) e Jongo de Tamandaré (“O Vó”).

A aluna Estela Manfrinato iniciou seus estudos musicais aos seis anos, estudando violino por meio de aulas com a professora Maria Lúcia Krug. Aos 15 anos, começou a desenvolver sua pesquisa em cultura popular brasileira, quando teve contato com diferentes ritmos e danças tradicionais do Brasil. Aos 18 anos, começou a estudar bandolim com o professor Rafael Barros e, aos 19, ingressou no Conservatório de Tatuí no curso de canto na área de MPB/Jazz, onde um ano depois passou a estudar também trompete popular com o professor Cláudio Sampaio. Teve aulas com Sérgio Frigério (percepção e repertório), Hector Costita (harmonia), Ana Malta e Andrea dos Guimarães (canto popular), Claudio Sampaio (trompete popular), Edmo Perandim (grupo vocal). Participou de festivais como Festival de Ourinhos (2010/2012), Painel Instrumental (2011/2012), Fentepira (2007), Semana da Música Empem (2009), Encontros Maracatu do Baque Virado (2012), Caleidoscópio (2011/2012 - como ministrante de oficina). Participou dos grupos Coral Acústico, Grupo Vocal Coisa Feita, Grupo Erê, Gira de Siá. Em 2011, atuou como coreógrafa no espetáculo “Retirantes” com direção de Miriam Braga e Dalila Ribeiro e, em 2012, participou da gravação do DVD “Arrumação” do grupo Maria Madame como backing vocal.

Atualmente, atua como cantora e dançarina em grupos de cultura popular tais como: Grupo de Samba de Lenço Mestre Antônio Ferraz de Piracicaba, Porto Maracatu, Gira de Siá e Grupo Filhos da Semente da cidade de Indaiatuba/SP (Jongo). É professora de danças e ritmos brasileiros no espaço lúdico Criare em Piracicaba, além de desenvolver seu trabalho como cantora no Caipora Grupo e ao lado do multi-instrumentista Otiniel Aleixo.

SERVIÇO
Recital de Conclusão de Curso – Canto MPB
Segunda-feira . 02.Junho
19h00 . Salão Villa-Lobos
Espetáculo “O Povo Brasileiro”
Estela Manfrinato, voz e concepção
Andrea dos Guimarães, direção artística
Érica Masson, coordenação
Músicos Convidados: Eduardo Brasil (contrabaixo), Fábio Leal (viola caipira), Otiniel Aleixo (violão e arranjos), Júlio Moura, Roberta Zerbini e André Segolin (voz); Grupo de Percussão Popular do Conservatório de Tatuí (coordenação de Betinho Sodré)
Rua São Bento, 415
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário