quarta-feira, 14 de maio de 2014

Festa Junina integrará todas as escolas municipais na Praça da Matriz

Evento acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de junho na Praça da Matriz

Tatuí prepara-se para mais uma novidade no mês de junho. Um evento inédito vem sendo organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo. Trata-se de uma Festa Junina que irá reunir todas as escolas da rede pública municipal, em torno de uma das mais importantes manifestações folclóricas do país. O evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho, na Praça da Matriz. A abertura acontece na sexta-feira, às 18h. No sábado e domingo, as atrações seguem das 16h às 22h.

A programação prevê concurso de quadrilhas, eleição da miss e mister caipirinha, atrações musicais, brincadeiras e, claro, o sabor das tradicionais comidas típicas. Cada escola será responsável por uma barraca e toda renda será revertida para a própria Associação de Pais e Mestres.

Para a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, a ideia teve ótima recepção entre toda comunidade escolar - professores, funcionários, alunos e familiares. A expectativa é que a fórmula seja incorporada ao calendário anual de eventos. “Certamente a festa será altamente positiva, pois é uma oportunidade para integrar as escolas municipais, além de ser uma chance para explorarmos a arte, o folclore, e até mesmo outras disciplinas de forma mais interessante e lúdica”, revela.


Origem - A festa junina é de origem indígena. Existem duas explicações para a origem de seu nome. A primeira delas se explica exatamente pelo mês de realização. A outra versão remete às tradições dos países católicos da Europa, em especial Portugal, no culto a São João, tanto que no princípio a festa chamava-se Joanina.

A festa de São João brasileira é típica da região nordeste. Em razão da época propícia para a colheita, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica, a pamonha, o curau, o milho cozido, a pipoca, o bolo e a broa de milho. São também pratos típicos das festas são o arroz-doce, a cocada, o bom-bocado, o quentão, o vinho quente, o pé-de-moleque, a batata-doce, o bolo de amendoim, o bolo de pinhão e outras delícias.

O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre, cercado ou não, onde barracas são erguidas unicamente para o evento. Geralmente, o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nos arraiais, acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário