quinta-feira, 22 de maio de 2014

Conservatório de Tatuí recebe Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo, recebe na próxima sexta-feira, 30 de maio, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. A apresentação será a partir das 20h30, no Teatro Procópio Ferreira.

Considerado um dos mais ilustres ensembles da América Latina, o quarteto é uma entidade oficial da Secretaria Municipal de Cultura. É integrado por Betina Stegmann e Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo).
Para o concerto em Tatuí, o grupo apresenta três obras de Ludwig van Beethoven, dentro do Ciclo Beethoven. Serão apresentadas as obras “Quarteto op 130”, “Große Fuge” e “Quarteto op 135”.

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo foi fundado em 1935 por iniciativa de Mário de Andrade, musicólogo e sociólogo, diretor do Departamento da Cultura (atual Secretaria Municipal de Cultura), com a denominação de Quarteto Haydn, com a premissa de difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros à composição de novo repertório do gênero. A partir de 1944, passou a chamar-se Quarteto de Cordas Municipal, chegando à sua forma definitiva em 1981 como Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

A atual formação conta com músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro, através de concertos, recitais ou atividades pedagógicas, além de grande experiência e prestígio internacional.
O Quarteto apresenta-se constantemente em várias capitais do país, na América Latina, Estados Unidos e Europa. Atuou na Alemanha durante a Feira do Livro em Frankfurt, seguindo-se de concertos em importantes cidades neste mesmo país, colhendo aplausos e elogios do público e da crítica em geral. Apresentou-se no Festival de Música de Saragoza e em Madrid (Espanha) e noFestival Internacional de Música de Morelia (México).

Realiza intercâmbio com universidades norteamericanas tendo apresentado repertório de música brasileira naquele país em diversas oportunidades.

No Brasil, apresenta-se regularmente em diversos festivais e cursos de música, ministrando cursos de música de câmara e formação de quarteto de cordas.

Desenvolveu projetos de estímulo a jovens instrumentistas por meio de séries de concursos, e atua regularmente em concertos didáticos em escolas da rede pública, universidades e escolas de música.

Através de concertos comentados apresenta amplo repertório, inclusive o de vanguarda, promovendo o contato com todas as tendências e escolas de composição musical junto ao público, como parte de seu projeto original de fomento e formação de platéias. Parte significativa deste trabalho se dá com obras dedicadas ao grupo.

Recebeu em sete oportunidades o prêmio de Melhor Conjunto Camerístico, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e, em 2003, o Prêmio Carlos Gomes.

Serviço
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Betina Stegmann e Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo)
Sexta-feira . 30 de maio de 2014
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Entrada franca
Bilheteria: de terça a sexta, das 17h às 19h, e dias de realização de evento a partir das 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário