terça-feira, 27 de maio de 2014

Pneus que fazem o caminhão consumir menos é testado em Tatuí

A Continental Pneus promoveu testes de consumo de combustível na pista da Test Motors, em Tatuí, com objetivo de mostrar que os seus pneus fabricados com tecnologias para redução de atrito, proporcionam menor consumo de combustível. Na ocasião, a economia alcançada foi 4,46%, mas a média na somatória de testes já realizados anteriormente fica em torno de 1,52%. O teste foi feito comparando os pneus da marca alemã com pneus de um dos seus principais concorrentes do mercado.
Foram testados os modelos HSR2 SA e HDR2 na medida 295/80 R22.5. O veículo utilizado foi um caminhão Volvo FH 460, motor D13 e transmissão I-Shift de 12 velocidades. Com o piloto automático ativado e carregando 45 toneladas de areia, o caminhão rodou por cerca de 20 km na pista a uma velocidade constante de 60 km/h. Para a verificação do resultado foi empregado um dispositivo com proveta de vidro que permite visualizar em tempo real o consumo de combustível, que representa atualmente o maior custo de uma frota, e está diretamente relacionado com a resistência ao rolamento dos pneus quando em contato com o solo. Um pneu com menor resistência ao rolamento consome menos combustível, pois desperdiça menos energia em atrito e calor.

A busca pela redução do consumo de combustível e por menores emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera tem sido um dos grandes desafios enfrentados não apenas pelas montadoras de veículos, mas também pelos fabricantes de pneus.
A nova especificação do talão, que possui maior densidade de fios metálicos, diminui a chance de danos na montagem e na desmontagem. O talão mais robusto aumenta a rigidez, reduzindo deformações, diminuindo a resistência ao rolamento e proporcionando economia de combustível.
O pneu HSR2 SA agrega a tecnologia VAI (Indicador Visual de Alinhamento), um sistema que monitora e alerta o condutor para eventuais problemas na geometria do veículo. Indicadores com sinais de “+” e de “-” estão assinalados nas ranhuras da banda de rodagem. Com o uso, elas vão “desaparecendo” e alertam para situações relacionadas ao desgaste do pneu.

Já o HDR2 da marca é indicado para emprego no eixo responsável pela tração, e foi desenvolvido para atender plenamente às demandas geradas por mudanças frequentes nas rotas, superfícies, pesos e cargas. 

Tanto o HSR2 SA como o HDR2 incorporam ainda outras tecnologias, como o Air Keep Inner Liner que proporciona menor perda de ar e, consequentemente, mantém a pressão a um nível bom, por um tempo até 50% superior em relação às tecnologias convencionais.

Diogo Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário