terça-feira, 20 de maio de 2014

“Vâmo a Pé” será destaque do Dia do Desafio em Tatuí

Programação terá jogo entre Atlético de Sorocaba e São Paulo pelo Campeonato Paulista

O Dia do Desafio promete ser mais uma grande mobilização em Tatuí. O evento está agendado para o próximo dia 28, quarta-feira, e prevê uma série de atrações especiais. Destaque para o “Vâmo a Pé Dois”, que tem como meta promover o hábito da caminhada entre a população. A atração está prevista para as 9h, em frente à Prefeitura de Tatuí. Estudantes, servidores públicos e populares devem participar do passeio que percorrerá diversas ruas da cidade.

A primeira edição do Projeto “Vâmo a Pé”, realizada em 2013, vem sendo utilizada como referência pelo SESC (Serviço Social do Comércio), organizador do evento no país, como modelo de projetos que mobilizem a sua própria comunidade a partir de hábitos e conceitos culturais, pertinentes ao próprio município. “Tivemos uma excelente receptividade tanto pela população, quanto pela direção do SESC que elogiou amplamente o projeto que vem servindo de modelo para outras cidades”, explica o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior.

Outra novidade do ano será o Projeto “Pedala Comigo” que vem estimulando o ciclismo a partir do empréstimo de bicicletas. A tenda estará montada durante todo o dia na Praça Paulo Setúbal (Do Barão). E para participar, basta levar um documento com foto para usar as bicicletas por 30 minutos.

Mas, talvez a grande surpresa do ano seja a partida válida pelo Campeonato Paulista Sub20, entre Atlético de Sorocaba, que vem mandando seus jogos na cidade, e o São Paulo Futebol Clube. O jogo terá a participação de alunos da rede pública municipal de educação que farão uma sessão de alongamento e ginástica aeróbica, junto com os jogadores no intervalo. O evento está agendado para as 15h, no campo do Sindicato dos Metalúrgicos e tem entrada franca.

A programação prevê ainda atividades nas escolas e praças, nos clubes e academias de ginástica.

A adversária de Tatuí será a cidade de Salto, que fica a 86 quilômetros da Capital da Música. Os confrontos foram definidos no último dia 5, em evento realizado em São Paulo. O Dia do Desafio foi criado no Canadá em 1983, durante o rigoroso inverno canadense, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos. O prefeito local sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos, ao redor do quarteirão mais próximo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. “A competição funciona apenas como estímulo à prática diária de atividade física. Quem sai ganhando na verdade é a população, que exercita além do corpo a integração social, a criatividade, a liderança e uma boa dose de espírito comunitário. Gostaria de convidar toda população a participar desse dia muito especial”, finalizou o prefeito Manu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário