sábado, 24 de maio de 2014

Frio do outono faz famílias tirarem cobertores dos armários na região

Do G1- A menos de um mês para o início do inverno, muitas famílias já se prepararam para as noites frias e tiram os cobertores do armário. E para evitar transtornos, muitas optam por levar as peças para a lavanderia, evitando mofo.

É o caso da instrumentadora cirúrgica Karina Belaz, de Tatuí. Ela tem dois filhos pequenos que sofrem de renite alérgica, e por isso precisou evitar problemas: “Preciso mandar bem antes do inverno, porque se não depois fica tudo cheio de ácaro, poeira, mofo, essas coisas”, diz.

Outro exemplo é encontrado na casa da aposentada Neta Bueno, em Itapetininga . Ela se preocupa com a lavagem dos edredons da casa, e diz preferir por essa comidade há três anos. “Quando começa a esfriar a gente costuma tirar tudo e trocar: guardar os mais finos, e tirar os mais pesados para o inverno”, afirma.

Com a presença dos dias mais frios, a dona de lavanderia Cassia Martins afirma que o movimento aumenta em até 50%. Ela diz que as pessoas deixaram um pouco de lado aqueles tradicionais cobertores pesados e a opção mais escolhida atualmente são os edredons. “Tanto como a manta antiga como os edredons de hoje, todos precisam de cuidado especial, desde o armazenamento, até o tratamento e a lavagem dessas peças. Nós aconselhamos nossos clientes a não guardar peças dentro de um saco plástico, porque isso gera umidade. Então quanto mais umidade maior a chance de ter bolor, mau cheiro”, conta.

O médico otorrinolaringologista Salvador Rodrigues afirma que a prevenção com peças de inverno é importante para não sofrer problemas respiratórios. “Quem tem alergia, no caso renite alérgica, tem uma predisposição a ácaros, fungos e bolor, Esses alergenos entram pela via respiratória, pelo nariz, e chegam ao pulmão, comprometendo todo o sistema, podendo vir a ter renite, bronquite, asma, pneumonia, sinusite, infecções respiratórias.”
(Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário