terça-feira, 27 de maio de 2014

Tatuí divulga programação da Semana do Meio Ambiente

Evandro Ananias/Comunicação Tatuí
Município terá três novos caminhões para coleta – Reciclagem também ganhará um veículo

Tatuí acaba de divulgar a programação para a Semana do Meio Ambiente. A agenda inclui diversas atividades educativas, culturais e recreativas, que acontecerão entre os dias 2 e 7 de junho. A organização é da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, através do Departamento do Meio Ambiente.

A abertura oficial acontece na segunda-feira, 2, no auditório da FATEC, com o lançamento do programa de arborização interna da Faculdade de Tecnologia de Tatuí. O plantio de uma muda de jatobá marcará a cerimônia. Já no Paço Municipal, ao longo de todo o dia, haverá uma tenda onde serão doadas mudas de árvores nativas e distribuídos folhetos informativos sobre o tema.

Já na terça-feira, 3, destaque para a Campanha de Controle Veicular de Fumaça Preta. Haverá monitoramento de toda frota de veículos do município, além de blitz educativas em diversos pontos da cidade. Na quarta, 4, o tema será a intensificação da coleta seletiva nos bairros. Os primeiros moradores a participarem serão os da Vila Doutor Laurindo, que receberão sacos de ráfia para acondicionar os materiais recicláveis. Na quinta, 5, acontece o plantio de mudas nativas para recuperação da mata ciliar às margens do Ribeirão do Manduca, que estará a cargo dos jovens da Patrulha Mirim. Em seguida, haverá o plantio de mudas para arborização urbana na Creche Professora Maria de Lourdes Rosa, no Parque San Raphael. Na sexta-feira, 6, a partir das 9h, haverá o plantio de mudas de Arborização Urbana em parceria com os idosos do Projeto Melhor Idade na área verde do Residencial Astória.

Durante toda a semana, os alunos da rede pública municipal de educação terão como trabalho especial produzir fotografias sobre o meio ambiente. As melhores fotos serão inscritas no Concurso Ambiental de Fotografia, que chega à sua terceira edição com o tema Flora Regional. Justamente por isso, o prazo de inscrições foi ampliado até o dia 12 de junho. A data da exposição e divulgação dos vencedores também foi adiada e, em breve, será divulgada à população.

Os técnicos do setor de poda do Departamento de Meio Ambiente também terão papel de destaque na Semana do Meio Ambiente de Cerquilho. Foram convidados para ministrar uma palestra sobre os procedimentos corretos de poda e manejo de motosserras. O objetivo do curso é o de capacitar profissionais de toda a região para atuar de acordo com as leis ambientais vigentes, além de multiplicar informações sobre a arborização urbana, tanto no que se refere ao planejamento quanto à manutenção.

O diretor do Meio Ambiente, José Vicente Alamino, lembra que a diversidade da programação em Tatuí e a intersecção com públicos diferentes, com os universitários, estudantes do ensino fundamental, melhor idade, tem como meta ampliar a participação e conscientização em torno do tema. “Temos uma programação voltada para toda a família, com o objetivo de incentivar o uso consciente dos recursos naturais e a importância de cuidar do meio ambiente de forma responsável. Todos podem ser agentes de mudança, apoiando as ações da nossa cidade como forma de desenvolvimento mais justo e sustentável”, argumenta.

Novos caminhões - O município prepara ainda a entrega de três novos caminhões de lixo que trabalharão na coleta regular, além de um caminhão que será destinado à Cooperativa de Reciclagem de Tatuí. Os novos equipamentos virão acompanhados de uma campanha inédita de conscientização para que a população colabore com a coleta e com os profissionais que atuam nesse setor, depositando os resíduos nos dias e horários corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário