quinta-feira, 29 de maio de 2014

Programa Saúde na Escola chega aos alunos do Santa Rita, Jardim Gonzaga e Vila Angélica

Cinco unidades educacionais são contempladas com atendimento a 1.698 estudantes

Enquanto conclui as obras do CEMEM (Centro Municipal de Especialidades Médicas), segue em ritmo acelerado a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e projeta os últimos ajustes para implantação de um novo modelo de atendimento no Pronto Socorro Municipal, a Prefeitura de Tatuí investe em projetos de saúde preventiva. Depois de anunciar a expansão do Programa Saúde da Família – que saltou de 2 equipes em 2012 para 11 agora – a meta é levar cuidados e boas práticas de saúde para dentro das escolas, através do Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde.

Os beneficiados serão os estudantes da rede de educação básica municipal, profissionais e gestores ligados à educação. As atividades ocorrerão nos territórios já definidos como área de abrangência do Programa Saúde da Família.

O Programa está estruturado em três componentes. O primeiro consiste na análise das condições de saúde, envolvendo avaliação nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal, acuidade visual e auditiva. O segundo trata da promoção e prevenção da saúde, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate as diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física. O terceiro componente é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e jovens.

Tatuí aderiu ao programa em 2011. As ações começaram somente em 2012, de maneira discreta e ainda sem a participação de uma equipe de atendimento profissionalizado. Em 2013, o projeto passou a contar com equipes multiprofissionais, compostas por enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde, psicólogo, educador físico, fonoaudiólogo e profissionais da educação. “Trata-se de um salto real de qualidade já que o trabalho vem sendo realizado por profissionais gabaritados e especializados em suas respectivas funções, unindo saúde e educação, indo além do atendimento básico, de simples exames de rotina, verticalizando o cuidado com os estudantes e toda comunidade escolar”, disse o secretário municipal de Saúde, Máximo Machado Lourenço.

Em 2014, o projeto chega a cinco unidades escolares, atendendo de maneira direta a 1.698 alunos, com participação de quatro equipes multidisciplinares. As escolas participantes serão “Eunice Pereira de Camargo”, “Magaly Azambuja De Toledo”, “Alan Alves De Araújo”, “Ligia Vieira De Camargo Del Fiol”, além da Creche “Maria Cristina Ferrão Vieira Martins”, com atendimento setorizado aos alunos do Jardim Santa Rita, Jardim Gonzaga, Vila Angélica e bairros vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário