domingo, 4 de maio de 2014

Cardiologista alerta para a prevenção de infarto em Tatuí

Por ano no Brasil, 400 mil pessoas morrem por doenças cardiológicas. Faixa predominante da doença é dos 40 aos 50 anos.
Do G1 - Um levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta que cerca de 340 mil pessoas morrem por doenças no coração, todos os anos no país. É a principal causa de morte por doenças, superando inclusive o câncer. Para reverter esse quadro, especialistas afirmam que é necessária a prevenção. Em Tatuí, de acordo com a Secretaria da Saúde, no primeiro trimestre deste ano, 20 pessoas tiveram infarto. Sete se recuperaram e duas morreram.

Segundo o cardiologista Roberto Simões, o infarto, uma das doenças mais comum que afetam o sistema cardiológico, é o entupimento das artérias do coração, as chamadas coronárias. É preciso ficar atento aos sintomas. “80% dos sintomas do infarto são clássicos: dor e aperto no peito irradiando para a mandíbula, a região cervical, e braços, acompanhado de sudorese e náuseas também”, cita.

O médico alerta também que todas as pessoas com mais de 35 anos devem procurar um especialista pelo menos uma vez ao ano para fazer os exames de rotina. “A faixa etária de maior predomínio seria acima dos 40 anos, sendo mais predominante entre os 40 e 50 anos”, afirma.

O frentista Antônio Marcos Marim teve a doença em 2013. Ele conta que fazia trilha com a família em um sítio quando sentiu dores fortes no peito, suava frio e sentiu dormência em um dos braços. Foi então, que o levaram ao pronto-socorro. “Cheguei com todas as dores, e o cardiologista na hora me falou que eu estava com um forte infarto. Foi um balde de água gelada na cabeça, eu não imaginava que acontecesse isso comigo, foi um susto”, relembra.

Hoje em dia a rotina e os hábitos precisaram ser trocados. A alimentação foi reajustada para ser mais saudável, e caminhadas são feitas regularmente. “Alguns hábitos eu mudei, não é da hora que se muda, custa para se mudar. Faço exames, e estou mudando aos poucos, me esforçando para me cuidar”, completa. (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário