quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Teste do Pezinho passa a ser realizado diretamente na maternidade em Tatuí

Reestruturação tem como objetivo levar o exame a todos os recém-nascidos do município. Uma ação que começou a ser articulada em maio acaba de ser efetivada pela Secretaria Municipal de Saúde, a implantação do Projeto Maternidade em Foco. A iniciativa garante a realização do Teste do Pezinho na própria Maternidade Maria Odete Azevedo. O objetivo é que nenhum recém-nascido deixe a Santa Casa sem o exame, que é capaz de identificar de maneira precoce doenças metabólicas, genéticas e infecciosas causadoras de alterações no desenvolvimento psicomotor do bebê.

Essa testagem diagnostica patologias metabólicas e genéticas, como a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística, a anemia falciforme e demais hemoglobinopatias. Se não tratadas a tempo, algumas delas podem ocasionar deficiência intelectual e as outras prejuízos à qualidade de vida do bebê. “É essencial que se realize o exame para diagnóstico precoce na primeira semana de vida da criança, após 48 horas do nascimento, e com o limite máximo de até o quinto dia de vida”, explica o secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso.

Antes, o teste era realizado nas Unidades Básicas de Saúde. Mas, após receber alta da maternidade, muitas mães esqueciam ou acabava indo após a data indicada. Dados estatísticos da própria Secretaria da Saúde apontam que a cada 100 recém-nascidos, quatro ficavam sem a avaliação.
O Teste do Pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil e a simples atitude de se realizar o exame faz com que doenças causadoras de sequelas irreparáveis, no desenvolvimento mental e físico da criança, sejam detectadas e tratadas mesmo antes do aparecimento dos sintomas. Ele é conhecido com este nome, pois a coleta do sangue é feita a partir de um furinho no calcanhar do bebê.

Planejamento

No dia 21 de maio, foi realizada a primeira reunião preparatória sobre a implantação do Projeto Maternidade em Foco em Tatuí. O evento, voltado aos profissionais do setor de saúde, aconteceu também Maternidade “Maria Odete Azevedo” sob o comando de especialistas ligadas à (Apae) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo: Sonia Marchezi Hadachi (médica responsável pelo laboratório) e Danila Fernandes (supervisora de enfermagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário