segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Campanha contra tuberculose começa nesta 2ª feira em Tatuí

Do G1 - Começa nesta segunda-feira (5) a segunda edição anual de combate à tuberculose. As ações de orientação serão realizadas nas unidades de saúde. O município segue o calendário de combate à doença lançado pelo Ministério da Saúde que prevê campanha de alerta à população.

O objetivo da campanha é detectar novos casos de tuberculose. Os exames serão realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde. Das 8h às 16h as pessoas poderão realizar exames de escarro, além de receberem panfletos com mensagens de alerta sobre a tuberculose. De a doença for diagnóstica, o paciente será encaminhado para tratamento médico especializado.

Prêmio
A Secretaria de Saúde recebeu o “Prêmio de Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”. O prêmio é oferecido pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Estado de São Paulo, concedida à Vigilância Epidemiológica do município pelo índice de cura da doença de pacientes tratados na rede municipal de saúde no ano de 2011.

O prêmio é dado aos municípios que apresentaram cura de no mínimo 85% dos pacientes que iniciaram o tratamento, caso de Tatuí, que notificou 23 casos de tuberculose sendo 20 deles curados, totalizando 86,9% de cura.

De acordo com a enfermeira Marilu Rodrigues da Costa, da Vigilância Epidemiológica, o principal fator para a conquista do prêmio são as campanhas de conscientização contra a doença, pois por meio delas são detectados novos casos. “Com isso, o tratamento é iniciado o mais rápido possível, tendo uma chance maior de cura. As campanhas são realizadas duas vezes ao ano. Neste ano, a primeira ocorreu em março. Já a segunda será neste mês de novembro”, diz.

Doença
No Brasil a tuberculose é a terceira causa de óbitos por doenças infecciosas e a que mais causa mortes em pacientes com HIV-Aids, segundo dados do Ministério da Saúde. O agente etiológico M. tuberculosis conhecido como bacilo de Koch (BK) é responsável por causar infecção no pulmão e outros órgãos, levando a sintomas como tosse (mais de duas semanas), febre, falta de apetite, suor noturno, cansaço, falta de ar e emagrecimento rápido.
Arte sobre sintomas e transmissão da tuberculose (Foto: Arte / EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário