quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Campanha prioriza testes rápidos e orientações contra a Aids

A Secretaria Municipal da Saúde realiza testes para detecção de HIV/Aids em todas as unidades básicas. Os testes foram disponibilizados por conta da campanha “Fique Sabendo”, ação que em Tatuí acontece até este sábado, dia 1º de dezembro. Segundo Marilu Aparecida Rodrigues da Costa, integrante da Vigilância Sanitária e responsável pela coordenação da campanha, a programação inclui testes. Até sexta-feira, dia 30, das 18h às 22h, os trabalhos acontecem na Casa do Adolescente, na Avenida das Mangueiras.

Durante a ação, um grupo da Vigilância Sanitária também está visitando estabelecimentos comerciais. Os cidadãos que desejam realizar os exames preenchem ficha e, na sequência, fazem o teste. As fichas são sigilosas e passam a integrar base de dados da pasta municipal. O teste convencional é realizado em todas as UBSs e na Casa do Adolescente, já o rápido só é disponibilizado no Ambulatório de Infectologia, ao lado do CEMEM (Centro Municipal de Especialidades Médicas), o popular postão.

Em Tatuí, 190 pacientes recebem o coquetel de medicamentos contra a Aids. Esse número não é considerado baixo pela secretaria, levando-se em consideração a população tatuiana (algo em torno de 110 mil habitantes, conforme o Censo 2010 do IBGE).

No município, o número de pessoas infectadas está aumentando nos últimos anos. De acordo com a enfermeira Marilu, as contaminações afetam pessoas entre 20 e 39 anos. É este público que a equipe da vigilância deve priorizar na ação de encerramento, que acontece na Praça da Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário