quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Morre historiador e jornalista Renato Ferreira de Camargo em Tatuí


Morreu aos 73 anos nesta terça-feira 20, na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, o jornalista e historiador tatuiano Renato Ferreira de Camargo. Ele foi velado na Loja Maçônica Caridade III e enterrado às 17h no Cemitério das Mangueiras.

Renato foi vítima de câncer. Filho do ferroviário Francisco Rosendo de Camargo e da confeiteira de bolo Georgina Ferreira de Camargo, foi casado com a professora Eunice Pereira de Camargo, já falecida. O casal teve dois filhos, o jornalista Christian Pereira de Camargo e o advogado Renato Pereira de Camargo.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Fundação Karnig Bazarian, de Itapetininga (1977-1980), era também bacharel em Comunicação - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Sorocaba - Uniso (1998/2001).

Memorialista e pesquisador da história de Tatuí, era sócio-fundador do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, tendo como patrono de sua cadeira Venâncio Ayres. Sócio do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Teve pesquisas publicadas no livro “Perseverança III e Sorocaba”, de autoria de José Aleixo Irmão, volumes IV e V. Foi membro da Comissão Paulista de Folclore, órgão do IBECC (Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura), da Unesco - Núcleo Caipira de Estudos de Sorocaba e Região. Recebeu da Câmara de Tatuí o título de Cidadão Emérito (1998).

É autor de várias obras, entre elas: “Memórias de Tatuí” (1997), “Achegas para a História Tatuiense” (1999), “História dos Crentes Primitivos da Congregação Cristã em Tatuí” (2004), “Ilustres Cidadãos” (com o filho Christian P. Camargo), “Tatuí, Capital da Música” (2006, com Christian P. Camargo) e "Cronologia Tatuhyense” (com Christian P. de Camargo). Promoveu a reedição de “Almanach Tatuhyense de 1900”  e o CD "Alma Cabocla", com poemas de Paulo Setúbal na voz de Paulo Ribeiro. Organizou e editou a coletânea de fotos “Tatuí; Antiga Tatuhy”.  

Na foto da família: Renato Ferreira de Camargo (camisa azul), ao lado do filho Christian Pereira de Camargo. Atrás, o filho Renato Pereira de Camargo e o irmão Roberto Rosendo de Camargo, cantor e compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário