terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tatuí recebe evento informativo sobre o diabetes na quinta-feira, 22

Do G1- Uma equipe de profissionais de saúde oferece informações sobre prevenção do diabetes na quinta-feira (22), em Tatuí. O atendimento, organizado para marcar o Dia Mundial do Diabetes, será das 9h às 10h30, no Centro Cultural Municipal, na Praça do Pinheirão.

A equipe oferece informações e responderá às dúvidas sobre a doença, cujo Dia Mundial é 14 de novembro. A data é reconhecida pelas Nações Unidas, Organização Mundial de Saúde (OMS), International Diabetes Federation (IDF) e pelas centenas de associações afiliadas de pessoas com diabetes em todo o mundo.

Na cidade de Tatuí, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o Programa Hiperdia (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos), monitorado pelo médico Antonio Miramontes.

A equipe do programa é composta por fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, educadora física e o coordenador, que realizam ações de prevenção de várias doenças decorrentes do diabetes.

Interessados em receber atendimento devem procurar a unidade de saúde mais próxima de onde mora.

A equipe multidisciplinar atua nas avaliações da pressão arterial, glicemia capilar (medição da glicose no sangue), medição abdominal, prevenção de doenças periodentais, exame do pé diabético e instruções sobre alimentação e exercícios físicos.

A OMS estima que cerca de 5,1% da população mundial entre 20 e 79 anos sofra da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário