terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Projeto “Jovem Doutor” é vencedor do Prêmio Saúde! da Editora Abril


Do Portal da Prefeitura de Tatuí

Projeto “Jovem Doutor” é vencedor do Prêmio Saúde! da Editora Abril
Na noite da última terça-feira (24), foi realizado a cerimônia de entrega do IV Prêmio “Saúde! É Vital”, da editora Abril. O evento que é considerado o mais importante na área, foi realizado no Memorial da América Latina em São Paulo em sete categorias. 
            Em uma das categorias, (Saúde e Prevenção), o Projeto Jovem Doutor de Tatuí,com o trabalho “Educação e promoção em saúde por meio do uso de tecnologia e ação de estudantes em suas comunidades” foi o 1º colocado entre os 177 trabalhos apresentados.  
            “Fomos vitoriosos em uma comunidade científica altamente seletiva. Eu quero parabenizar todos os Jovens Doutores, estudantes de Ensino Médio e de Ensino Fundamental, que se comprometeram em melhorar a qualidade de saúde da população do nosso município”, disse Maria José Terra de Moraes, coordenadora do projeto.
            Para se consagrar o campeão da quarta edição, o Projeto Jovem Doutor precisou vencer outros dois institutos finalistas: o Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo que concorria com projeto “Positive deviance, uma nova estratégia para aumentar a aderência à higiene das mãos” e da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz com o trabalho “Dengue se combate com informação e mosquitéricas”.
            O projeto teve seu inicio de forma pioneira em Tatuí no ano de 2007, através de uma parceria inédita entre a Prefeitura Municipal e o Setor de Telemedicina da USP (Universidade de São Paulo). Seu principal objetivo é capacitar estudantes de ensino médio e fundamental, usando ferramentas de Telemedicina e Teleducação interativa, para que eles passem o conhecimento básico sobre prevenção nas áreas de nutrição, saúde bucal, lombalgia, cuidados com a pele.
Em Tatuí, o Projeto Jovem Doutor envolve estudantes da rede estadual de ensino. Ele conta com apoio da Prefeitura municipal, através das secretarias municipais de Saúde e Educação e da Escola Técnica Dr. Gualter Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário