terça-feira, 1 de dezembro de 2009

curiosidades: Aldeia Tatuí

Representantes da Aldeia Tatuí reivindicam Ginásio Esportivo 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PP), esteve reunido na semana passada com índios Cayabi da Aldeia Tatuí, localizada a 50 km do município de Juara. Eles solicitaram a construção de um ginásio esportivo na Escola Indígena Jupoirijup, que vai beneficiar aproximadamente 700 índios.

Segundo o diretor da escola, Dionísio Mairaiop, atualmente os alunos praticam esportes em um local a céu aberto. "Participamos dos jogos indígenas e por conta disso, ele acabam treinando no chão. Com essa quadra vai melhorar o atendimento dos alunos indígenas", afirmou Dionísio.

A coordenadora da instituição educacional, Cesarina Kreiy Leite Tucumã, apontou que um dos principais problemas é em virtude do sol quente e também das chuvas. "Isso prejudica a saúde dos alunos. Uma quadra seria muito boa porque essa obra será muito importante para nós.

A escola oferece Ensino Fundamental a 110 alunos com idade de 7 a 14 anos. Também participaram da reunião o presidente do Conselho Escolar Sebastião Siraeyup e do cacique Kawayp.

Fonte:Rádio Tucunaré com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário