quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Famílias são transferidas e favela da Fundação Manoel Guedes deixa de existir

Antiga favela


23/12/2009 | O Programa de Desfavelização de Tatuí teve sequência nesta terça-feira (22), quando foi desocupada a Favela da Fundação Manoel Guedes, uma das mais antigas da cidade. Um total de 66 famílias foram transferidas para o conjunto habitacional construído e denominado Jardim Bom Menino, ao lado do Jardim Tomás Guedes.

A obra, no valor de R$ 1,2 milhão, foi realizada pela Prefeitura de Tatuí através de um convênio com o Ministério das Cidades. O recurso veio da Caixa Econômica Federal, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura de Tatuí.

Muita emoção marcou a despedida das famílias do local. A perspectiva de melhores condições de vida motivou todos os cerca de 250 moradores para que em mutirão pudessem conduzir seus pertences ao novo local de moradia. A remoção das famílias contou com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e de caminhões e funcionários públicos, ligados à Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Todos os barracos da antiga Favela da Fundação Manoel Guedes foram derrubados por máquinas da Prefeitura de Tatuí. O local, que é uma área de proteção ambiental permanente, será reflorestado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que já reservou cerca de três mil mudas para o plantio. A captação de água do Rio Tatuí, que abastece parte do município, é feita bem ao lado da favela desativada.

Fim das favelas em Tatuí 

Segundo o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, a desativação da Favela da Fundação Manoel Guedes marcará o fim das favelas do município e um avanço na questão ambiental. Em agosto deste ano, a Prefeitura de Tatuí, através de um outro convênio com o Ministério das Cidades, havia desativado a favela do Jardim Europa, transferindo seus moradores para o Jardim Nova Europa, bairro que abriga 38 famílias. A favela do Jardim Europa era responsável pela poluição do Córrego Ponte Preta.

“A partir deste dia histórico para Tatuí, erradicamos todas as favelas do município. Todas as famílias já estão morando em condições dignas. É um grande presente de Natal para Tatuí”, destacou Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário