quinta-feira, 12 de maio de 2016

Mais de 19 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Tatuí

Doses seguem disponíveis nos postos de saúde até o dia 20 de maio

A vacinação contra a gripe segue forte em Tatuí. A procura pela imunização vem sendo intensa, mas já nesta semana passada 10 mil doses chegaram à Vigilância Epidemiológica para repor o estoque do município. A campanha para os grupos prioritários, que teve início no dia 30 de abril, com o chamado Dia D, segue até o dia 20 de maio, destinada a idosos, com mais de 60 anos, crianças entre os seis meses e cinco anos, gestantes, mulheres que deram a luz a menos de 45 dias, doentes crônicos e profissionais do setor de saúde. 

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou esta semana o primeiro balanço da campanha. Até agora, mais de 19 mil pessoas foram imunizadas a maioria delas justamente no Dia D, quando mais de profissionais da saúde se mobilizaram nos postos de saúde da zona urbana e rural e na Praça da Matriz.

De acordo com a coordenadora municipal dos postos de saúde, Marilu Rodrigues da Costa, Tatuí conta hoje com 44 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário. A meta é imunizar pelo menos 80% desse grupo. “A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias. As ações contra a influenza vêm conseguindo ao longo dos anos, em todo país, reduzir drasticamente o número de internações decorrentes de doenças respiratórias”, finaliza.

A vacinação acontece em Tatuí de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos postos de saúde da zona urbana, Há na zona rural, a vacinação acontece das 8h às 12h. 

Tatuí sai na frente

Diante do surto da gripe H1N1 que provocou 71 mortes em todo país, das quais 55 em São Paulo e já preocupa autoridades sanitárias de todo estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Tatuí resolveu disponibilizar à população 6 mil doses da vacina que combate o vírus influenza. O município foi um dos primeiros a antecipar as vacinas, já que dispunha de unidades extras em seu estoque. Ainda restam mil doses, nesse caso, destinada aos pacientes fora do grupo prioritário. 

Esta semana, saiu o do exame do primeiro suspeito de ter contraído a gripe. O resultado foi negativo. O município segue portanto sem nenhum caso confirmado de H1N1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário