terça-feira, 10 de maio de 2011

Projeto Luz é aposta para melhora de rendimento dos alunos no Nebam Ayrton Senna

O Nebam “Ayrton Senna da Silva” (Núcleo de Educação Básica Municipal) está com um novo projeto visando a melhora do comportamento e rendimento dos alunos nas salas de aula. Criado a partir das dificuldades que os professores indicaram, o Projeto Luz foi implantado no dia 9 de maio - segunda-feira - com duração de duas semanas e trabalhará parte dos alunos do 6º ao 9º ano, além de professores e pais.

O diretor da escola, professor Francisco Antonio de Souza Fernandes, o Quincas, conta que a iniciativa surgiu no início do ano quando professores pediram que algo fosse realizado visando o mau comportamento em sala de aula. A partir dessa circunstância foi realizado um levantamento pelos educadores de cada sala, em que eram apontados os alunos causadores da situação. Uma experiência foi feita sem a presença deles na aula, e constatado o maior rendimento da classe o Projeto Luz “foi tomando forma”.

Durante duas semanas os alunos do 6º ao 9º passarão por atividades diferenciadas, visando conscientização e humanização. Eles não serão prejudicados em questões de conteúdo, pois, matérias passadas em aula serão, posteriormente, trabalhadas com eles. Idas a instituições, como o Lar São Vicente de Paula, estão programadas, além de profissionais que palestrem trabalhando valores e a educação.

Também neste período os professores estarão em reciclagem sendo orientados sobre como agir em situações de alunos com mau comportamento, problemas familiares, rebeldes, e no dia 15 de maio, um domingo, o foco será nos pais durante um dia inteiro, das 8 às 16h.

Para chegar a esse contexto, os alunos em questão passaram por questionário para que fossem constatados os fatores que geram a rebeldia e desinteresse na escola. Passado isso, eles foram informados e pais convocados para uma reunião realizada na noite de 27 de abril. “Mesmo com chuva, tive a participação de 80% dos pais” diz Quincas demonstrando a receptividade das partes envolvidas na problemática. “Os que não puderam vir estão entrando em contato ou vindo posteriormente” finaliza o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário