quinta-feira, 12 de maio de 2011

João Maurício Galindo rege Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Concerto com solos do flautista Otávio Blóes será na sexta-feira, dia 13

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí – uma instituição do Governo do Estado de São Paulo – faz na sexta-feira, 13 de maio, às 20h30, concerto no Teatro Procópio Ferreira. A apresentação terá regência do maestro convidado João Maurício Galindo e solos do flautista Otávio Blóes.

O programa traz obras de Offenbach (“Overture La Belle Helene”), Frigyes Hidas (“Concerto para Flauta”, com solos de Otávio Blóes), Philip Sparke (“Four Norfolk Dances”) e Alfreed Reed (“Suite nº 2 Latino Mexicana”).

O solista da noite é coordenador da área de sopros-madeiras da escola de música e, também, chefe de naipe da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Formado pela escola, atuou como flautista principal de várias orquestras e grupos camerísticos, tocando sob a regência de nomes como os de Eleazar de Carvalho (Brasil), Dante Anzolini (Argentina), Lazlo Marosi (Hungria), entre outros. Em 2005 atuou como músico convidado da Osesp. Como solista destacam-se as execuções dos Concertos Jacques Ibert e Khachaturian, sob regência dos maestros Daniel Havens (EUA/BRA) e Felix Hauswirth (Suíça). Participou da gravação de um DVD e 14 Cds de finalidade institucional promovidos pelo Conservatório de Tatuí.

Dentre os prêmios obtidos em concursos destacam-se duas indicações ao “Prêmio Weril” para solistas; III Concurso de Flautistas da Faculdade de Música da Universidade São Judas Tadeu; Jovens Solistas “Osinpa” (Orquestra Sinfônica do Paraná); além de ter sido finalista do “X Prêmio Eldorado de Música”. Participou de recitais em diversos eventos, dentre os quais se destacam o I, II, e III Encontro Internacional de Flautistas (Tatuí), tendo atuado, em 2004, como solista frente à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí ao lado dos flautistas Vieri Botazzini (Itália) e Ângela Jones (USA). Na área pedagógica, ministrou aulas no “29º Festival de Inverno de Campos do Jordão” (núcleo Tatuí), I e II Curso de Férias de Tatuí, III Semana da Música da Universidade de Uberlândia-MG (2004), Pró Bandas - Oficinas Técnicas para Maestros e Músicos de Banda (oito edições), entre outros.

Este será o primeiro concerto da Banda Sinfônica sob regência do maestro convidado João Maurício Galindo, que vem atuando à frente da Orquestra Sinfônica da instituição nesta temporada. Galindo também é diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Atuou frente a várias orquestras no Brasil e exterior, como a Petrobrás Pró-Música, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Sergipe, Sinfônica de Campinas, Amazonas Filarmônica, Sinfônica da Província de Bari, Itália e Filarmônica de Belgrado, entre outras. Apresenta dois programas na Rádio Cultura FM - o “Pergunte ao Maestro” e o “Encontro com o Maestro”. É um dos criadores da série de concertos infantis “O Aprendiz de Maestro”, realizada há dez anos na Sala São Paulo com espetáculos didáticos infantis que combinam música e teatro. É também autor do livro “Música: Pare para Ouvir”, editado pela Melhoramentos, em 2009. Bacharel em música pelo Instituto de Artes da Unesp, é pós-graduado pela Escola da Comunicação e Artes da USP.

SERVIÇO
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
João Maurício Galindo, regente
Otávio Blóes, flauta
13 de maio - 20h30
Teatro Procópio Ferreira, Rua São Bento, 415, Tatuí
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados) à venda das 15h às 19h na bilheteria do teatro ou até as 21h30 do dia do evento
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário