segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

UBS de Tatuí disponibilizam vacina contra o HPV

A vacina é destinada a meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 15 anos de idade.

Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou um estudo que aponta que 54,6% dos brasileiros de 16 a 25 anos têm HPV (papilomavírus humano), sendo que 38,4% são de tipos de alto risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de colo de útero, de pênis, de vulva, de canal anal e de orofaringe.

Diante de tal fato, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí informa que tem disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com exceção das unidades dos bairros rurais Americana e Enxovia, a vacina HPV para meninas entre 9 e 14 anos de idade e meninos de 11 a 15 anos de idade. “Essa vacina já faz parte do calendário oficial de vacinação do Estado de São Paulo. Sendo assim, já é rotina a sua administração. E, em Tatuí, neste ano foram vacinados 3 mil jovens. Mas, segundo o Ministério da Saúde, 52% dos municípios brasileiros estão com a cobertura vacinal abaixo da expectativa”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elis Diniz.

As pessoas interessadas em tomar a vacina devem comparecer aos postos de saúde com a carteira de vacinação e o cartão do SUS com cadastro eletrônico no município. O horário de funcionamento das UBS’s é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção das unidades Santa Cruz, Congonhal e Mirandas, que funciona das 8h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário