sábado, 16 de dezembro de 2017

Conservatório de Tatuí abre novas vagas para cursos infantis em 2018

Inscrições podem ser feitas pela internet de 18 de dezembro a 12 de janeiro e as vagas serão distribuídas mediante sorteio público

O Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – inicia nesta segunda-feira, dia 18, as inscrições para novas vagas nos cursos de Musicalização Infantil e Iniciação Musical. Ao todo, são oferecidas 102 vagas para crianças com idade entre 4 e 6 anos (completados até 30 de abril de 2018). As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 12 de janeiro de 2018 e a distribuição de vagas será feita por sorteio público.

A escola oferece três opções. As aulas de Musicalização Infantil 1 são destinadas a crianças de 4 anos, sendo 24 vagas para o período da manhã (11h10 às 12h00) e 24 vagas para o período da tarde (16h10 às 17h00), com aulas às terças ou quintas-feiras. O curso de Musicalização Infantil 2 é voltado a crianças de 5 anos, sendo 12 vagas para o período da manhã (08h20 às 09h10) e 12 vagas para o período da tarde (13h20 às 14h10), às terças e quintas-feiras.

Nesta modalidade, os professores promovem atividades simples que estimulam o movimento, a expressão corporal e o gosto pela música. O aluno também tem uma introdução à leitura e escrita musical, bem como ao uso de instrumentos e um repertório adequado à faixa etária.

Já o curso de Iniciação Musical 1 é direcionado a crianças de 6 anos, sendo 15 vagas para o período da manhã (10h20 às 12h00) e 15 vagas para o período da tarde (15h20 às 17h00), às terças e quintas-feiras. Nesta etapa, os professores usam vivências e atividades lúdicas que estimulam os alunos a participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem. Esta modalidade apresenta quatro disciplinas: 

– Consciência corporal – alongamento, aquecimento, improviso, repertório e projetos bimestrais, com objetivo de estimular e desenvolver no aluno o cuidado com o próprio corpo e suas possibilidades; 

– Prática de música em conjunto – pretende oferecer o conhecimento elementar da prática de música em grupo, por meio da apresentação e exploração dos instrumentos (flauta doce soprano, percussão leve e instrumental Orff); estimula a percepção auditiva, bem como desenvolve a consciência corporal, a coordenação e o controle respiratório no uso de instrumentos de sopro e percussão;

– Prática vocal – alongamento corporal, aquecimento vocal e repertório; essa rotina é trabalhada no intuito de estimular e desenvolver o cuidado com a voz e compreensão das possibilidades vocais de cada aluno;

– Treinamento auditivo – pretende oferecer o conhecimento básico dos elementos musicais (rítmicos e melódicos) e o desenvolvimento da percepção auditiva; o aluno entrará em contato com os símbolos da escrita musical por meio de materiais pedagógicos específicos para alfabetização musical infantil.

Inscrições e sorteio – As inscrições podem ser feitas de 18 de dezembro até as 18h00 do dia 12 de janeiro de 2018, pelo site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas. É necessário ler o regulamento completo, preencher a ficha de inscrição corretamente e pagar uma taxa no valor de R$ 60,00. Cada candidato só poderá ser inscrito para um único curso. 

As vagas serão preenchidas mediante sorteio público, que será realizado no Setor VII do Conservatório de Tatuí – Setor de Educação Musical. A data do sorteio será divulgada a partir do dia 22 de janeiro de 2018. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das divulgações, convocações e avisos referentes ao processo no site do Conservatório de Tatuí ou nos murais da secretaria escolar. 

Importante ressaltar que todos os cursos do Conservatório de Tatuí são gratuitos – não há mensalidades. Caso a quantidade de candidatos seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão em uma lista de espera, com chance de serem chamados em caso de desistência de alunos durante o primeiro bimestre do ano letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da escola.

Dúvidas poderão ser dirimidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatui.org.br) ou pelos telefones (15) 3205-8443/8448/8447 ou pessoalmente, em horário comercial, na secretaria escolar, localizada na Rua São Bento, 808.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário