segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Conservatório de Tatuí abre novas vagas para cursos de MPB/Jazz

São oferecidas 30 vagas, distribuídas em 12 cursos para quem já tem conhecimento musical

MPB Jazz
O Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – inicia nesta quarta-feira, dia 20, as inscrições para 30 novas vagas em cursos de instrumento e canto da área de MPB/Jazz. Todos eles são destinados a pessoas que já têm conhecimento musical. Interessados devem se cadastrar pela internet até o dia 12 de janeiro de 2018.

As vagas serão distribuídas em 12 cursos: baixo elétrico (3 vagas), violão (2), guitarra (3), piano (3), canto (2), flauta transversal (1), clarinete (1), saxofone (4), trompete (2), trombone (2), bateria (4) e percussão (3). A idade mínima para se candidatar é de 14 anos para aulas de instrumento e 18 anos para canto.

O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira é uma avaliação por vídeo. Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deve informar o link de uma gravação em vídeo em que toca o instrumento desejado. Segundo o regulamento, a peça escolhida deve ser música popular brasileira (MPB) ou jazz. Do repertório MPB, serão aceitas obras de Antonio Carlos Jobim, João Donato, Carlos Lyra, Marcos Valle, Djavan, Gilberto Gil ou Milton Nascimento. Do repertório jazzístico, serão considerados os compositores Charlie Parker, Duke Ellington, John Coltrane, Miles Davis ou Thelonious Monk. 

Candidatos ao curso de piano devem enviar um vídeo solo, ou seja, tocando sozinhos. Para os demais instrumentos, o regulamento exige acompanhamento, que deve ser feito por apenas um músico de outro instrumento. Não será aceito playback ou qualquer tipo de ritmo eletrônico.

O vídeo deve ter no máximo cinco minutos de duração. É importante que a filmagem seja realizada com a câmera parada, focalizando o corpo inteiro do músico e sem cortes. Não serão admitidas edições. A gravação deve ser disponibilizada no Youtube, com a opção “não listado”, e precisa ficar disponível até o dia 5 de março de 2018. 

Segunda fase – A partir do dia 22 de janeiro, o Conservatório de Tatuí divulgará, em seu site (www.conservatoriodetatui.org.br/novos-alunos) e nos murais da secretaria escolar, a lista dos candidatos aprovados na primeira fase, com nome, dia, horário e local onde serão realizados os testes práticos.

Na data e horário determinados, o candidato deve comparecer ao local indicado para uma entrevista e avaliação presencial com professores da instituição. Na oportunidade, ele deverá cantar ou tocar três peças: uma música de livre escolha do repertório de MPB ou Jazz; uma peça cuja partitura será indicada na hora pela banca para avaliação de leitura à primeira vista; uma peça de confronto determinada pelo regulamento – que traz ainda várias outras exigências importantes. Confira em www.conservatoriodetatui.org.br/vagas.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas de 20 de dezembro até as 18h00 do dia 12 de janeiro de 2018, pelo site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas. É necessário ler o regulamento completo, preencher a ficha de inscrição corretamente e pagar uma taxa no valor de R$ 60,00. Cada candidato só poderá ser inscrito para um único curso. 

É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das divulgações, convocações e avisos referentes ao processo no site do Conservatório de Tatuí ou nos murais da secretaria escolar. 

Importante ressaltar que todos os cursos do Conservatório de Tatuí são gratuitos – não há mensalidades. Caso a quantidade de candidatos seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão em uma lista de espera, com chance de serem chamados em caso de desistência de alunos durante o primeiro bimestre do ano letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da escola.

Dúvidas poderão ser dirimidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatui.org.br) ou pelos telefones (15) 3205-8443/8448/8447 ou pessoalmente, em horário comercial, na secretaria escolar, localizada na Rua São Bento, 808.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário