segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Conservatório de Tatuí abre novas vagas para cursos da Área de Choro

São oferecidas oito vagas para aulas de violão, percussão, bandolim e cavaquinho

Grupo de Choro  Jovem
O Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – inicia nesta quarta-feira, dia 20, as inscrições para oito novas vagas em cursos de instrumento da Área de Choro. Há opções para pessoas com e sem conhecimento musical. Interessados devem se cadastrar pela internet até o dia 12 de janeiro de 2018.

São oferecidos quatro cursos. Para as turmas de violão e percussão, há apenas uma vaga cada. A idade mínima exigida é de 14 anos e só serão aceitos candidatos que já tenham conhecimento musical. Para as turmas de bandolim e cavaquinho são oferecidas duas vagas para pessoas com conhecimento musical e uma vaga para iniciantes – sem conhecimento musical. A idade mínima exigida é de 9 anos.

O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira é uma avaliação por vídeo. Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deve informar o link de uma gravação em vídeo em que toca o instrumento desejado. A filmagem deve ter no máximo cinco minutos de duração. É importante que seja realizada com a câmera parada, focalizando o corpo inteiro do músico e sem cortes. Não serão admitidas edições. A gravação deve ser disponibilizada no Youtube, com a opção “não listado”, e precisa ficar disponível até o dia 5 de março de 2018. 

Candidatos às vagas de violão, bandolim e cavaquinho devem gravar um vídeo solo, tocando uma música do repertório chorístico de livre escolha. Para a vaga de percussão, deve-se gravar um vídeo solo, tocando um ritmo co-formador do choro: maxixe, polca ou samba. Em todos os casos, não serão avaliadas gravações com acompanhamento ou em que haja solo de terceiros.

Segunda fase – A partir do dia 22 de janeiro, o Conservatório de Tatuí divulgará, em seu site (www.conservatoriodetatui.org.br/novos-alunos) e nos murais da secretaria escolar, a lista dos candidatos aprovados na primeira fase, com nome, dia, horário e local onde serão realizados os testes práticos.

Na data e horário determinados, o candidato deve comparecer ao local indicado para uma entrevista e avaliação presencial com professores da instituição. Na oportunidade, ele deverá tocar a mesma música apresentada no vídeo, uma peça de livre escolha e uma peça cuja partitura será indicada na hora pela banca para avaliação de leitura à primeira vista. Confira detalhes do regulamento em www.conservatoriodetatui.org.br/vagas.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas de 20 de dezembro até as 18h00 do dia 12 de janeiro de 2018, pelo site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas. É necessário ler o regulamento completo, preencher a ficha de inscrição corretamente e pagar uma taxa no valor de R$ 60,00. Cada candidato só poderá ser inscrito para um único curso. 

É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das divulgações, convocações e avisos referentes ao processo no site do Conservatório de Tatuí ou nos murais da secretaria escolar. 

Importante ressaltar que todos os cursos do Conservatório de Tatuí são gratuitos – não há mensalidades. Caso a quantidade de candidatos seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão em uma lista de espera, com chance de serem chamados em caso de desistência de alunos durante o primeiro bimestre do ano letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da escola.

Dúvidas poderão ser dirimidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatui.org.br) ou pelos telefones (15) 3205-8443/8448/8447 ou pessoalmente, em horário comercial, na secretaria escolar, localizada na Rua São Bento, 808.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário