sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Pinheiro de 25 metros é enfeitado há 59 anos em Tatuí: 'Patrimônio'

'Pinheirão', como é conhecido, já teve 50 metros, mas raio o partiu ao meio. 'Famílias vêm tirar foto em frente à árvore no Natal', diz secretário de Tatuí.

Caio Gomes Silveira
Do G1 Itapetininga e Região


Árvore que é enfeitada há 59 anos é patrimônio de Tatuí, diz secretário (Foto: Thony Guedes/ Prefeitura Tatuí)

Um pinheiro de 25 metros de altura é enfeitado para o Natal todos os anos desde 1956 em Tatuí. O “Pinheirão”, como é conhecido, se tornou ponto turístico e um dos símbolos da cidade, ressalta o secretário de Cultura Jorge Rizek. “É um patrimônio de Tatuí. Não sei há quantos anos a árvore existe, mas começou a ser enfeitada para o Natal por um grupo de amigos da cidade, chamado de Clube 17.
Praça onde o pinheiro fica também tem decoração natalina (Foto: Thony Guedes/ Prefeitura Tatuí)

Base do 'Pinheirão' também é decorada para o Natal (Foto: Thony Guedes/ Prefeitura Tatuí)

Ainda segundo Rizek, a árvore chegou a ter 50 metros e chegou a ser a maior do Brasil no passado. Mas na década de 80, um raio a atingiu e a deixou pela metade. Desde então, muita coisa mudou no município, mas a tradição de enfeitar a árvore com luzes e objetos é mantida há 59 anos. “Há décadas as famílias se juntam na noite da véspera do Natal para tirar fotos. Todo tatuiano já tirou alguma foto em frente à àrvore pelo menos uma vez na vida”, brinca.

O “Pinheirão” fica em uma das praça centrais de Tatuí. Quando começou a ser enfeitado, um clube de festa ficava em frente à árvore. Jovens, crianças e adultos se reuníam ao redor dele para passar o tempo, conta o secretário. “A árvore faz parte do cenário da nossa cidade, muitas vezes nem a percebemos porque é uma coisa natural. Só mesmo no Natal, quando está enfeitada, é que prestamos atenção nela. Mas quem turista sempre se surpreende”, diz.

Para encher de luzes o pinheiro de 25 metros de comprimento e 15 de diâmetro, a prefeitura gastou cerca de R$ 3 mil. Além das luzes, também foram colocadas bolas, enfeites e flores na base da árvore. Conforme Rizek, o trabalho é feito por uma equipe do próprio Executivo.

“Eles enfeitam em um dia, usando caminhões com andaimes. O ‘Pinheirão’ é um ponto tão importante de Tatuí que planejamos reunir informações para fazer um registro de toda a história dele, pois hoje em dia as informações estão perdidas”, explica.


Árvore decorada sem enfeite nos anos 60 (esq.) e na década de 50 (dir.) (Foto: Divulgação/ Prefeitura Tatuí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário