quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Em Itapetininga, estátua de Teddy Vieira é vandalizada pela terceira vez



Um dos dedos da escultura foi arrancado junto com as cordas da viola. Peça é de autoria do escultor tatuiano Cláudio Camargo.

Do G1 Itapetininga e Região

Dedo da estátua foi retirado em ação de vandalismo (Fotos: Anderson Peres/ TV TEM)

A estátua do Teddy Vieira, cantor e compositor que escreveu “O Menino da Porteira” e “Rei do Gado”, sofreu o terceiro vandalismo desde que foi inaugurada, em maio deste ano. A escultura fica no Largo dos Amores, no centro de Itapetininga (SP). O vandalismo foi fotografado pelo editor de imagens Anderson Peres na noite de terça-feira (29).

As imagens mostram um dos dedos da obra cortados, além da falta das cordas do violão da estátua. A imagem sofreu depredação dias antes da inauguração oficial e a segunda vez aconteceu em julho. De acordo com o Código Penal Brasileiro, destruir, danificar ou inutilizar obras públicas pode levar à pena de 6 meses a 3 anos de prisão além de multa.

A Prefeitura diz que será registrado um boletim de ocorrência e depois que avaliados os danos, a restauração será providenciada. Na praça, a Guarda Civil Municipal realiza rondas periódicas durante o dia e à noite há o auxílio das rondas da Polícia Militar, diz o Executivo..

A escultura
A peça instalada em uma das principais praças da cidade tem o objetivo de lembrar o trabalho do músico, já que a pesquisa do Museu da Imagem e do Som (MIS) local em 2014 apontou que 80% dos entrevistados não sabiam quem era o compositor e músico.

“Entrevistamos mais de 200 pessoas na área central de Itapetininga, que apontou que só dois a cada 10 moradores conhecem o compositor. É um número muito baixo”, conta o presidente do MIS, Roberto Soares Hungria.

saiba mais

A música "O Menino da Porteira" foi gravada por diversos cantores sertanejos, mas ficou mais conhecida na voz do cantor Sérgio Reis. A novela "O Rei do Gado", da Rede Globo, foi inspirada na canção de Teddy Vieira, "Rei do Gado".

Ainda segundo Hungria, a medida tem o objetivo de “fazer reviver quem já estava esquecido. Além de homenagear o ídolo e a família, uma obra em um dos principais pontos do município vai fazer as pessoas conhecerem o artista. É uma forma de resgatar o orgulho dos moradores, de melhorar a autoestima da cidade”, afirma.

Estátua de Teddy Vieira fica exposta em praça (Foto: Divulgação/ MIS e Arquivo Pessoal/ Teddy Vieira Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário