segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Combate à Dengue emite alerta sobre alto número de casos na região

Tatuí não teve nenhum registro autóctone, mas população deve continuar atenta

Enquanto muitas cidades da região estão alarmadas com a epidemia da dengue comum durante o verão, Tatuí vive uma situação confortável no controle da doença e também da infestação de mosquitos. O município não teve nenhum caso autóctone registrado até o momento e apenas um caso importado. Mesmo assim, a população deve estar atenta.

No final da semana passada, o setor de Combate à Dengue emitiu um comunicado com um alerta às pessoas que viajam pela região. Sorocaba já teve 387 e Iperó 200 casos autóctones somente nos primeiros 20 dias do ano. Moradores de Tatuí que trabalham ou estudam em municípios onde foram registrados casos da doença devem ter cuidado redobrado e não se esquecer de usar repelente. 

Durante o ano de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a fiscalização nas residências, praças e terrenos do município e investiu em palestras educativas em escolas da rede publica e privada e empresas do município. Ações de nebulização também foram realizadas para conter a proliferação do Aedes Aegpty e também dos pernilongos. O resultado foi efetivo. 

O coordenador de Combate à Dengue, Toni Sumio Ogata, destaca a importância dessas campanhas para o município, já que a participação da população é parte fundamental para prevenir essa doença que é perigosa e pode até mesmo causar morte. “A maioria dos criadouros do mosquito está nas residências. A população deve realizar ao menos uma vez por semana a vistoria em seu imóvel, para não deixar focos para uma possível multiplicação do mosquito”, explica

Em 2015, a fiscalização e as campanhas preventivas continuam para que a dengue fique longe de Tatuí. As principais recomendações e cuidados são eliminar água que fica acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas e pneus, além de manter caixas d’água bem fechadas. Toda população deve estar também atenta aos sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Na presença de alguns desses sintomas é importante procurar imediatamente o serviço de saúde e nunca se automedicar. O serviço de saúde está apto para oferecer tratamento adequado e acompanhamento médico gratuito.

A secretária municipal de Saúde, Cecília Oliveira França, salienta que as ações aparentemente simples são essenciais e fazem toda a diferença. “Nossa cidade não registrou em 2015 nenhum caso autóctone da doença, mas a luta contra a dengue continua, esse é um trabalho em conjunto da Prefeitura e da população, conto com a ajuda de todos moradores de Tatuí para não deixar essa doença chegar à nossa cidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário