quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Obras da Noma devem começar na segunda-feira em Tatuí

Unidade terá investimento de R$ 75 milhões e chegará a mais de mil empregos

Tatuí comemora o início da construção da fábrica da Noma. Uma das maiores produtoras de carretas para caminhões do país, a Noma começa as obras na segunda-feira, dia 2. O processo de implantação já foi iniciado no dia 2 de fevereiro. As informações foram levadas a público durante uma coletiva de imprensa, realizada nesta quinta-feira, 26. O evento aconteceu na Escola do Senai.

Participaram do encontro o presidente da empresa, Marcos Noma, acompanhado de todo seu corpo técnico; o prefeito José Manoel Correa Coelho, o deputado estadual Edson Giriboni, e os secretários municipais de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Márcio Fernandes de Oliveira, e de Fazenda, Finanças e Planejamento, Lilian Maria Grando de Camargo.

Antes, o Conselho Deliberativo do Pró-Tatuí reuniu-se para homologar a assinatura do termo de parceria que prevê benefícios fiscais e estruturais para a implantação da empresa. O documento traz a ratificação e repactuação de alguns itens do protocolo bilateral de intenções.

A construção da fábrica foi anunciada em 2011, nas vésperas da sucessão municipal, mas não saiu do papel. Segundo Marcos Noma, eram necessários vários ajustes e o município, na ocasião, não conseguiu cumprir com a estrutura para a implantação. “Era preciso também investimentos na malha viária, a criação de uma via marginal na SP-127, que foi possível graças ao trabalho incansável do prefeito Manu e do deputado Giriboni junto ao governo do estado. Esse dispositivo não será apenas o acesso da Noma, mas também da Zoomlion e desse novo parque industrial que começa a se formar”, declarou o presidente da empresa, lembrando que haverá também uma passarela sobre a rodovia para que os trabalhadores possam ter acesso à nova fábrica com segurança.

As obras da nova planta deverão envolver cerca de 300 profissionais diretos e indiretos até a finalização da construção. A expetativa de conclusão é o primeiro semestre de 2017, mas o objetivo é tentar antecipar a inauguração já para o final do próximo ano. Em etapa inicial, a Noma deverá gerar 250 empregos diretos com a produção inicial de 20 carretas por dia.

Os investimentos são da ordem de R$ 75 milhões na construção dos prédios e do parque tecnológico que terão 23,5 mil metros quadrados de área construída. A planta contempla ainda área de convivência e restaurante para os colaboradores. Há ainda projetos de ampliar a planta ao longo dos anos, de acordo com a demanda do mercado. A unidade terá potencial para produzir a maioria das carretas feitas hoje pela Noma. As projeções são mesmo animadoras. Na segunda etapa de instalação, o número de empregos diretos criados será 450. Em plena produção, mais de mil empregos serão oferecidos. “Nossa expectativa é dobrar a nossa quantidade de carretas produzidas”, lembrou o diretor industrial Paulo Shinta Shiozaki, que foi responsável pela implantação da Toyota na região e hoje está à frente do projeto da Noma. 

O prefeito Manu lembrou da importância da instalação da empresa no município também pela quantidade de empregos indiretos que serão oferecidos e a possibilidade de Tatuí oferecer mão de obra qualificada. “Escolhemos o Senai como local para o anúncio dessa importante conquista porque é justamente aqui, nessa escola, que formaremos os trabalhadores que irão integrar os quadros da Noma. Tudo faz parte de um projeto estruturado, que começou antes mesmo de eu assumir a Prefeitura. Falar que vai trazer a empresa é muito fácil. Mas, conseguir efetivamente os centros de capacitação, infraestrutura viária e outros benefícios é bem mais complicado. Por isso, enquanto muitos falaram, prometeram, o nosso governo é que está trazendo, de verdade, a Noma para Tatuí. A prova é que as obras começam segunda-feira”, finalizou o prefeito. 

A Noma - Fundada em 1967, em Maringá (PR), a empresa é uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários da América do Sul, reconhecida por oferecer as carretas mais leves e robustas do mercado. A empresa, 100% brasileira, possui uma das mais qualificadas redes de distribuição do setor, com 55 lojas em todo o país. Sua estrutura conta quase 1.600 colaboradores que atuam em uma planta industrial de 175 mil metros quadrados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário