quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Shaanxi e Metro-Shacman assinam joint-venture

Reinaldo Maluta Vieira por enviodemkt.com.br

Na Conferência Anual da Shacman, entre os dias de 28 a 31 de Janeiro de 2015, na cidade de Zhuhai, litoral sul da China, foi assinada a Joint Venture entre a Shaanxi Automotive Group e a Metro-Shacman. O evento contou com executivos e colaboradores da empresa, autoridades, representantes da marca Shacman da América Latina, Ásia, Austrália, Oriente Médio e África. O novo acordo assinado terá investimento de U$100M de dólares para instalação da linha de montagem de veículos pesados da marca Shacman no Brasil. A nova empresa passará a ser chamada de Shacman do Brasil.

“Celebramos um marco importante para a produção de veículos Shacman no Brasil, com total apoio de um dos maiores fabricantes de veículos do mundo”, afirma Reinaldo Reis Vieira, CEO da Metro-Shacman, que tem sede em Tatuí. O diretor de Desenvolvimento de Produtos, Marcos Gonzalez, comenta que “após a instalação da linha de montagem dos caminhões pesados, poderemos introduzir novos modelos de veículos para o mercado brasileiro”.

A Metro-Shacman foi a primeira empresa de caminhões de marca chinesa a se habilitar ao INOVAR-AUTO, e já tem sua linha de caminhões pesados homologados para o Brasil. Desde 2011 foram importados caminhões da Shacman para testes de homologação e comercialização no mercado. Na edição da FENATRAN de 2013, a empresa brasileira apresentou ao público seu veiculo conceito com mais de 60% de conteúdo brasileiro, desenvolvido em parceria com fornecedores locais. Em 2014, a empresa se associou à ANFAVEA, novamente sendo a primeira marca de caminhões chinesa a fazer parte dessa entidade, que representa os fabricantes de veículos automotores no Brasil. Com área própria de 54.000m2, sendo 12.000m2 de área construída na cidade de Tatuí, São Paulo, a Shacman do Brasil irá produzir seus primeiros caminhões pesados já em 2016.

Na parte externa do evento na China, foram expostos diversos veículos Shacman, incluindo um caminhão Shacman 8x8 com motor Cummins ISX de 15 Litros 600 hp, 2800 Nm de torque, e transmissão automatizada Allison. A Shacman vendeu em 2014 aproximadamente 102 mil caminhões, sendo 13 mil para exportação e teve faturamento da ordem U$6,5 bilhões de dólares.

A Shacman na China dispõe de um portfólio completo de veículos que vão desde os caminhões leves até extra-pesados, para atender diversos segmentos do mercado, além de ônibus, vans, veículos militares e diversos tipos de implementos.

A Metro-Shacman possui concessionária em Sorriso, MT, onde os caminhões são usados nas operações mais severas de transporte de grãos com composição de carga com 9 eixos e 74 tons de PBTC (Bi-trem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário