domingo, 22 de fevereiro de 2015

Especialistas de Tatuí destacam os benefícios do maracujá



Eles ressaltam que a fruta não tem apenas propriedades calmantes.

Entre os benefícios estão os antioxidantes, que retardam o envelhecimento.

G1 - O maracujá tem propriedades calmantes, que naturalmente deixam as pessoas menos ansiosas. Mas essa não é a única propriedade benéfica da fruta. Uma nutricionista e um farmacêutico de Tatuí(SP) comentam que a fruta ajuda a combater várias doenças, como diabetes, enxaqueca e até problemas do coração.

A fruta tem tantos nutrientes que foi criada até uma associação com 29 instituições nacionais e internacionais para estudar todos os benefícios. Além disso, o maracujá tem propriedades antioxidantes, que retardam o envelhecimento, e é rico em vitaminas e minerais.

A nutricionista Camila de Cássia Rodrigues explica que a fruta é 100% aproveitável, ou seja, não é só a polpa que pode ser consumida. Uma substância presente na casca do maracujá ainda atua como agente emagrecedor e ajuda a eliminar a glicose e o colesterol. É a pectina, que aparece em grande quantidade também na farinha de maracujá. O produto ainda não é muito conhecido, mas já pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.

“A casca tem muitos benefícios para o consumo de diabéticos. A casas é muito importante por ter fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol ruim e no controle da glicemia, além de auxiliar na redução de peso porque ajudam aumentar a sensação de ansiedade”, afirma.

O farmacêutico Alberto de Souza Aquino conta ainda que existem cápsulas usadas contra insônia e quadros leves de ansiedade feitas a partir das folhas da passiflora incarnata, nome científico da flor de maracujá. “O maracujá é utilizado, principalmente, para tratamento de insonio e ansiedade. Ele age como ansiolítico natural, deprime o sistema nervoso central, porém não causa dependência, pois é um produto natural”, explica.

Isso sem contar o sabor diferenciado, inconfundível da polpa da fruta, que rende doces dos mais variados tipos. Um deles é a cocada com maracujá de colher, receita que o comerciante Antônio Rocha Lima Neto, dono de uma loja de doces em Tatuí, usa para vender e ganhar o sustento do mês. O doceiro garante ainda que dá pra fazer muitas outras delícias com o maracujá. “O maracujá praticamente usamos inteiro. A polpa para fazer a cocada, mas nós também fazemos geleia de maracujá e a compota, o doce de calda de maracujá”, revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário