sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Ofícios da Santa Casa sobre supostos cortes no atendimento de Tatuí vazam

Segundo a direção do hospital, documentos relatam problemas já resolvidos.
Funcionário que fotografou e vazou documentos já foi reconhecido.


Do G1 - O vazamento de documentos que anunciavam cortes no atendimento médico à população de Tatuí (SP) causou polêmica e preocupou moradores. Diretores da instituição e o prefeito da cidade se reuniram nesta sexta-feira (13), na Santa Casa, para esclarecer o conteúdo desses ofícios. Segundo eles, as propostas dos ofícios não seriam realizadas, já que os problemas que causariam mudanças foram resolvidos.

Um dos ofícios da diretoria da Santa Casa comunicava a Secretaria de Saúde que com a falta de um médico obstetra no período noturno, o atendimento de pronto-socorro na maternidade não poderia mais ser realizado. Outro ofício informava a prefeitura que por falta de um acordo para definição de pagamento e equipe médica, os atendimentos ao pronto-socorro em todas as especialidades seriam suspensos.

De acordo com a diretora clínica da maternidade, Maria Laura Lavorato Matias, os ofícios internos e particulares que tinham como destino a Secretária de Saúde e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). “Quando esta carta vazou a gente já tinha discutido com a Prefeitura e a Ouvidoria e já tínhamos resolvido os problemas, não precisaria nem ter se tornado público porque não aconteceria de qualquer forma”, alega.

Ainda segundo a diretora clínica, os documentos foram tirados de uma pasta de dentro da sala de uma das diretoras e fotografados por um funcionário e enviados para vereadores. Ela diz que o funcionário que teria feito o vazamento do documento foi identificado. O caso está sendo analisado pelo departamento jurídico do hospital.

Documento da Santa Casa avisa sobre cortes no atendimento (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Durante a coletiva, os representantes do hospital afirmaram que serão contratados mais obstetras. Explicaram ainda que a necessidade de outros especialistas no período noturno é devido ao crescimento no número de atendimentos, que desde maio de 2014 aumentou em 40%. Por dia, segundo a diretora clínica, são atendidos 80 pacientes e são feitos de 12 a 20 partos. Um clínico geral também será contratado para cuidar de outros setores e deve começar a atuar em março. “Nesse meio tempo não corre o risco de ninguém ficar sem atendimento, a escala continua como está acontecendo. Pode ter demora, pedimos um pouco de paciência, mas estamos colocando um profissional para reduzir o tempo de espera”, afirma.

O prefeito de Tatuí, José Manuel Correa, o Manu, disse que o atendimento não vai ser prejudicado e que aumentou o repasse para a Santa Casa. “A prefeitura está completamente em dia com suas obrigações perante a Santa Casa, inclusive hoje assinei o repasse da subvenção, e nós entramos em acordo com a equipe médica, para que mantivessem todos os atendimentos sem prejuízo", conta.
Diretora clínica do hospital e prefeito falam sobre polêmica (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário