sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Casos de dengue já superam registro de todo ano de 2014 em Itapetininga

Do G1- O número de casos confirmados de dengue até o mês de fevereiro, em Itapetininga, já superou o total de ocorrências registradas em todo o ano passado, de acordo com a Vigilância Epidemiológica. Neste ano, o município teve 17 confirmações contra apenas 13 em 2014. Não há registro de nenhuma morte na cidade.

A dona de casa Aparecida de Fátima Moura é uma das pessoas que fazem parte desse número. Moradora do Distrito do Rechã, ela conta que levou quinze dias para se recuperar totalmente e que precisou ir cinco vezes ao Hospital Regional da cidade para que uma médica desconfiasse da doença. “Eu não levantava, ficava muito atordoada e estava com dores nas pernas. Achava que iria cair”, afirma.

Na cidade de quase 154 mil habitantes, sete dos 17 casos confirmados ocorreram no distrito, que fica a 40 quilômetros da região central de Itapetininga e tem oito mil moradores. Uma das reclamações da população local é a de que os próprios vizinhos têm o costume de jogar lixo nas ruas. Romilda Pacífica de Carmo, que também mora no Rechã, revela o descontentamento com a situação. “A dengue está se alastrando e as pessoas ficam jogando lixo na rua”, reclama.

Em Tatuí
Itapetininga não é a única cidade que sofre com a dengue. Em Tatuí, outras 17 ocorrências já foram confirmadas até fevereiro deste ano. No entanto, na maioria dos casos, a doença foi "importada" de outras cidades.

Ubaldo Ramos Soares mora em frente a um terreno baldio e relata que chega a perder noites de sono devido aos mosquitos. “Acabei gastando um tubo daquele spray de veneno para matar esses bichos”, diz.

A equipe da TV TEM percorreu o bairro Residencial Astória, que é um dos mais afastados do Centro, e constatou o descuido de muitos moradores. No local, muitas garrafas vazias, tampinhas e potes de sorvete estavam expostos em um bar abandonado.

Iraci dos Santos Silva vive nas proximidades e lembra que o mosquito não diferencia a vítima. “Realmente o local pode se tornar um criadouro e o mosquito pode pegar qualquer um, e o que é pior, principalmente as crianças”, comenta.
(Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário