quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Instituto de Pesquisas Tecnológicas mapeia áreas de risco de Tatuí

Estudo inédito tem como meta prevenção de enchentes, deslizamentos e desastres naturais

Em épocas onde as chuvas de verão acabam causando transtornos às cidades de todo país, Tatuí ganhou um estudo inédito sobre todas as áreas de risco existentes no município. Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas estiveram na última quinta-feira, 29, realizando um mapeamento em pontos considerados preocupantes. 

A visita foi coordenada pelo geólogo Marcelo Fischer Gramani que foi contratado pela coordenadoria estadual de Defesa Civil para vistoriar Tatuí e outras 41 cidades paulistas. O objetivo é desenvolver um plano para ações de prevenção em caso de enchentes e possíveis acidentes naturais decorrentes do período de chuvas. 

Segundo o coordenador de Defesa Civil de Tatuí, João Batista Floriano, essa é a primeira vez que a cidade recebe a visita do IPT. “Representa um passo a mais na inclusão de Tatuí no Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC. Nossa cidade passa a contar com o apoio do monitoramento da Defesa Civil Estadual”, explica.

Na prática, as vistorias de campo identificam se há locais com risco de inundações e deslizamentos. Caso seja identificado, a Defesa Civil municipal age preliminarmente, tomando providências como a retirada das pessoas da área de risco e alojamento público se necessário. No caso de agravamento ou desastre natural serão acionadas as instâncias estadual e federal da Defesa Civil, que enviará especialistas para prestarem socorro ao município. Os casos ainda mais graves podem ainda ser reportados à esfera internacional. 

Tatuí recebeu em 2013 o encontro de formação de líderes e profissionais ligados à Defesa Civil e também apresentou como novidade a criação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil do Distrito da Americana. “Trata-se de um núcleo voluntário, de pessoas de um bairro ou próximo a uma área de risco, que é coordenado pela Defesa Civil do município e recebe treinamentos para casos extremos. É o braço mais próximo da Defesa Civil em apoio à população residente em áreas de risco”, finalizou o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário