segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Saúde de Tatuí disponibiliza vacina contra o sarampo para pessoas que pretendem viajar

Doença tem surto em estados do nordeste e também no exterior

As pessoas que pretendem viajar para o nordeste ou para o exterior durante as férias de verão devem estar atentas ao sarampo e se vacinar. Em 2014, países da Europa, Ásia, África e Oceania registraram surto da doença. As Américas, do Sul e do Norte, também não ficaram livres. Entre os dias 1º de janeiro e 25 de outubro do ano passado, foram registrados 1.654 casos, contra 1.363 em 2011. A maioria dos casos ocorreu nos Estados Unidos, 600 no total. O Canadá teve 512, México e Argentina dois cada. No Brasil, foram 539 casos, sendo 503 só no Ceará. Pernambuco teve 27 registros, São Paulo sete e Rio de Janeiro dois. 

Já no inicio de 2015 foi registrado um surto de sarampo entre os visitantes dos parques da Disney, em Orlando, na Flórida. Foram registrados 50 casos.

O sarampo é uma doença viral aguda, que se espalha facilmente e acomete pessoas de qualquer idade. 

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, a vacina contra o sarampo é a medida de prevenção mais eficaz. No calendário estadual fixo de vacinação, a primeira dose deve ser administrada para toda criança com um ano de idade e uma segunda dose entre cinco e seis anos. “Recomenda-se como medida de prevenção, que os viajantes que estão se deslocando também para o nordeste procurem a unidade básica de saúde mais próxima para receberem a vacina tríplice viral que protege também contra a caxumba e rubéola”, finaliza. 

Para a completa proteção, a vacina tríplice viral deve ser ministrada 15 dias antes do embarque. As doses da vacina estão disponíveis gratuitamente em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

Sintomas - Febre, manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite são sintomas de sarampo, que se manifestam em até 30 dias após o regresso das regiões de risco. O paciente deve procurar imediatamente o serviço de saúde e evitar locais públicos. Todo caso suspeito deve ser notificado imediatamente à Vigilância Epidemiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário