segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Tatuí participa da 1ª Conferência Regional de Meio Ambiente

Propostas e ideias para encontros estadual e nacional foram discutas em Sorocaba - Tatuí foi uma das protagonistas da 1ª Conferência Regional de Meio Ambiente, realizada no último dia 30 de julho, na Universidade Paulista (Unip), em Sorocaba. Técnicos do Departamento Municipal de Meio Ambiente e o próprio prefeito José Manoel Correa Coelho, presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, estiveram presentes ao evento. 

O objetivo principal do encontro foi promover o debate sobre as bases da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental. Trata-se de uma etapa preparatória para a Conferência Estadual, que ocorrerá em setembro. 

Entre as propostas que serão apresentadas estão, por exemplo, o aumento do efetivo dos órgãos fiscalizadores ambientais em compatibilidade proporcional ao número de habitantes do município e o desenvolvimento educação ambiental visando à diminuição da geração de lixo. “É preciso sensibilizar e proporcionar a maior participação de eventos ligados ao meio ambiente, para jovens e adultos que já saíram do sistema de ensino, através de campanhas educativas orientadas pelo poder público que atinjam grupos sociais como associações de produtores, de bairros, igrejas, pastorais, grupos da melhor idade”, lembrou o prefeito de Tatuí. 
Também foram discutidos a necessidade da consolidação da coleta seletiva solidária com a participação direta das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com gestão independente. Uma das necessidades é promover a redução de impostos e a utilização de novas tecnologias para agilizar os processos de maneira sustentável. “Algumas dessas propostas já foram aprovadas como o uso de resíduos como gerador de energia; novas ferramentas e formas de estabelecer critérios para seleta coletiva, com ênfase no estímulo à comunidade, capacitando as pessoas para que entendam e também participem desse processo com relação ao resíduo”, explicou o diretor do Meio Ambiente, José Vicente Alamino de Moura, que participará como delegado suplente da Conferência Estadual.

Ao todo, foram eleitos 41 delegados, que terão a responsabilidade de defender as ações propostas, tanto no âmbito estadual, como no federal e retornar para esfera regional com as informações pertinentes que serão compartilhadas em reuniões plenárias do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário