sábado, 25 de maio de 2013

Quatro casos de gripe H1N1 são confirmados em Tatuí

Tatuí é o município da região com mais casos confirmados da doença. De acordo com o secretário de Saúde, José Luiz Barusso, são quatro. “Até o momento tivemos oito notificações sendo que quatro tiveram resultados positivos. Dois deles estão em tratamento ambulatorial. Outra paciente, uma idosa de 61 anos, continua hospitalizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há mais de 20 dias. Já o caso de morte foi de uma mulher de 43 anos onde a doença teve uma evolução muito rápida”, explica Barusso.

Ainda segundo o secretário, o poder público tem adotado ações para orientar a população sobre a prevenção da gripe A. “Temos feito ações de prevenção e de orientação a respeito dos cuidados gerais de higiene e evitar a contaminação ou transmissão em aglomeração de pessoas. Fizemos, inclusive, uma reunião com os professores e passamos informações por meio de panfletos que estão sendo distribuídos na cidade com as recomendações”, afirma.

O secretário alerta que as recomendações são: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar álcool gel, não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo, evitar ficar próximo a pessoas com quadro gripal, evitar aglomerações ou espaços com pouca ventilação, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter alimentação saudável e constante hidratação. “Ao primeiro sintoma, o paciente deve procurar uma unidade de saúde, o pronto-socorro municipal ou um médico de convênio”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário