terça-feira, 29 de maio de 2012

Tatuí enfrenta San Pedro Carchá nesta quarta, o Dia do Desafio

Veja Programação
Nesta quarta-feira, dia 30, Tatuí enfrentará o município de San Pedro Carchá, da Guatemala, no Dia do Desafio 2012. O município guatemalteco tem 245 mil habitantes. Este é o décimo segundo ano que Tatuí participa do Dia do Desafio. Das onze edições que participou, Tatuí venceu dez vezes. Em 2011, Tatuí enfrentou Centro Habana, cidade de Cuba, e conseguiu mobilizar 70,33% de sua população contra somente 13% da população do município cubano, que possui 157 mil habitantes.

A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, elaborou uma programação especial para o Dia do Desafio para movimentar todos os segmentos da comunidade.

Logo pela manhã, às 6h, haverá uma “Caminhada Matinal” pela Avenida das Mangueiras. Em seguida, às 7h45, no mesmo local, acontece a “Caminhada do Comércio”. Já na Praça da Matriz, a programação terá início a partir das 8h. Várias academias de dança e profissionais irão se revezar. Ao meio-dia, haverá um concerto no Coreto da Praça, com músicos do Conservatório local. A partir das 13h, as atividades voltam a acontecer na Praça da Matriz, com grupos de dança e academias. Uma “Caminhada Religiosa” será realizada a partir das 19h, com saída da Igreja Matriz. Já a partir das 19h30, na Praça da Matriz, irá se apresentar o grupo de pagode “Um tom a mais”.

Quem participar do Dia do Desafio pode informar sua atividade física através do telefone da “Central do Desafio”. O número é: 3259-3993.

Dia do Desafio - O evento surgiu no ano de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos. Naquela ocasião, o prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio daliem diante. A iniciativa passou a realizar-se todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário