terça-feira, 29 de maio de 2012

Tatuí integra Núcleo de Planejamento Urbano

Equipe VIVAcidade

SOROCABA - O prefeito Vitor Lippi oficializou ontem em Sorocaba a criação do Núcleo de Planejamento Urbano (Nuplan) juntamente com o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e deputados estaduais de Sorocaba.

O projeto de criação do Nuplan foi aprovado a semana passada na Câmara de Sorocaba. De acordo com Lippi, o trabalho a ser desenvolvido pelo Nuplan é perfeitamente alinhado com a proposta do governo estadual, com a criação do Aglomerado Urbano.

Os 22 municípios que compõem o Nuplan são: Alambari, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

"Lutamos muito para o fortalecimento do municipalismo. Agora é o regionalismo que fará a diferença das cidades no futuro e tanto o Nuplan, como os investimentos que virão com o Aglomerado Urbano, e o planejamento adequado, as cidades conseguirão se desenvolver sem perder a qualidade de vida", ressaltou o prefeito de Sorocaba.

O próximo passo é a definição das Comissões que irão administrar o Nuplan, gerenciar os trabalhos e as ações que visando atender às 22 cidades que compõem a instituição.

As administrações municipais da região irão investir um total de R$ 5 milhões ao ano no projeto, sendo que desse total, R$ 2 milhões serão custeados pela Prefeitura de Sorocaba, cidade que sediará a empresa. "Sorocaba como cidade maior, como mais estruturada, tem a obrigação de contribuir com uma parcela maior de recursos e responsabilidade", destacou Lippi.

Entre as atribuições do Nuplan destaca-se a elaboração de um diagnóstico social, ambiental, cultural, urbanístico e econômico, que tenha a finalidade de promover o desenvolvimento em conjunto dos municípios que compõem a região administrativa de Sorocaba.

A partir desse dispositivo, a empresa pública poderá constituir um banco de dados, em que será constado tudo o que cada cidade tem a oferecer para o fortalecimento da região, além de demonstrar todos os projetos municipais existentes que possam contribuir para essa integração.

Outra atividade será a de promover audiências públicas para que sejam debatidas todas as alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário